22 de Janeiro de 2019
Atleta Eduardo Henriques vai ser homenageado em Alenquer
Cerimónia antecede Corrida das Espigas
No dia 8 de maio, às 10h00, o ex-atleta alenquerense Eduardo Henriques será alvo de uma homenagem, uma hora antes da partida para a Corrida das Espigas, que se insere nas comemorações da Ascensão.

Na cerimónia de homenagem, que se espera ter a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, será descerrada uma placa toponímica com o nome do atleta numa rua junto ao Pavilhão Municipal de Paredes. Seguir-se-á um agradecimento formal pela sua carreira desportiva.

Às 11h00 terá lugar a partida para a corrida - de 10 quilómetros de estrada. pelas ruas de Alenquer - organizada pela câmara municipal e União das Freguesias de Alenquer. O valor das inscrições reverterá a favor do Sport Alenquer e Benfica.

Eduardo Henriques estreou-se no atletismo aos 10 anos a vencer a Corrida das Vindimas nas Paredes, terra de onde é natural.
Esteve vinculado ao Sporting Clube de Alenquer (SCA) e, aos onze anos, foi para o Sport Alenquer e Benfica, onde praticou hóquei em patins, voltando já com quinze anos ao SCA e ao atletismo.
Foi convidado por Moniz Pereira a ser profissional e morar no centro de estágios do Sporting Clube de Portugal.
O atleta alenquerense distinguiu-se sobretudo no corta-mato e na estrada, tendo conquistado inúmeras medalhas em campeonatos nacionais, europeus e mundiais.
Abandonou a sua carreira em final de 2008 e passou a ser responsável técnico da equipa Conforlimpa, da qual fez parte enquanto praticante da modalidade, até ao encerramento da formação em 2012.
18-04-2016 Fonte: CMA