24 de Janeiro de 2019
Mais utentes com acesso a material ortopédico
Protocolo assinado entre câmara e centro de saúde
Foi assinado entre a autarquia e o Centro de Saúde de Alenquer (CSA) um protocolo que estipula as regras de cedência de material ortopédico recentemente doado à primeira. A importância dos cuidados continuados de saúde na melhoria da qualidade de vida dos utentes do concelho motivou a aquisição.

Cadeiras de rodas, andarilhos e camas articuladas são alguns dos equipamentos constantes da lista de material ortopédico a ceder ao CSA e a todas as entidades públicas que se deparem com a necessidade de os disponibilizar aos seus utentes. O CSA fará a selecção e encaminhamento dos casos, mediante os parâmetros estipulados no protocolo, avaliando a câmara a situação socio-económica do agregado familiar do potencial utilizador. Depois de entregue o artigo, o CSA promoverá a monitorização e reparação do mesmo. Relatórios trimestrais quantificarão pedidos e cedências e qualificarão as acções desenvolvidas, com o objectivo de prestar um apoio eficiente e ajustado às necessidades dos munícipes.

Os equipamentos foram doados à Câmara Municipal de Alenquer (CMA) por uma organização sueca não governamental e sem fins lucrativos, através de Carlos Quaresma, português residente na Suécia há um quarto de século. Foi deste país nórdico que partiram as 345 peças que agora possibilitam a cooperação entre CMA e CSA. 127 delas constam deste protocolo. As restantes foram entregues aos Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Virtudes e ao do Carregado, às Santa Casa da Misericórdia de Alenquer e de Aldeia Galega da Merceana, aos Bombeiros Voluntários de Alenquer e da Merceana, ao Centro de Actividades Ocupacionais de Olhalvo e à delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa. A fundação de que é membro Carlos Quaresma, a AGAPE, recolhe material ortopédico de hospitais escandinavos para o distribuir, depois, pela África e pela Europa. Carlos Quaresma tem sido o elo de ligação para as instituições portuguesas, que vêm recebendo, gratuitamente – garantindo apenas o transporte –, várias toneladas de equipamento desde 2008.

Este protocolo, assinado no dia 19 de Maio, nos paços do concelho, inscreve-se nos termos do n.º 4 do art. 64.º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, no âmbito do projecto “Cuidados Continuados”- as competências das câmaras municipais passam pela prestação de serviços àqueles que se encontrem em situação social menos favorável ou que se encontrem dependentes.
25-05-2010 Fonte: CMA