22 de Janeiro de 2020
Equipa técnica efetuou visita ao Mercado Municipal de Alenquer
Depois de uma primeira apresentação do projeto de requalificação do Mercado Municipal e área envolvente na Biblioteca de Alenquer, uma equipa composta por técnicos da autarquia, do gabinete projetista e do gabinete do Sr. Presidente, efetuou uma visita ao local, para uma conversa informal com os vendedores e lojistas do espaço.

A visita serviu ainda para verificar potenciais constrangimentos e efetuar eventuais ajustes ao projeto preliminar.

Uma das principais dificuldades, prende-se com a necessidade de realojar os vendedores e comerciantes durante as obras, estando neste momento várias hipóteses a serem equacionadas.

No projeto preliminar apresentado é objetivo uniformizar todo o edifício construindo lojas a toda a volta, o que irá implicar a abertura das arcadas na fachada da Sacadura Cabral e a colocação de painéis envidraçados. Todas estas lojas vão ter acesso para o exterior e balcões abertos para o núcleo central. Esta solução, a par de uma nova clarabóia irá permitir uma maior entrada de luz natural no edifício.

O núcleo central do mercado, pretende-se que seja constituído por um espaço amplo e luminoso, onde coabitam as bancadas de produtos hortifrutícolas, e a praça da restauração.

Para a requalificação do espaço exterior, definiu-se o desenho do espaço público que engloba a praça que fica entre o Mercado e a Biblioteca, a Rua Sacadura Cabral e a Avenida 25 de Abril.

20-12-2019 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados