20 de Outubro de 2017
A minha rua
OMS sensibiliza para a obesidade e alerta quanto à fome e à desnutrição
Saúde
Dia Mundial de Combate à Obesidade e Dia Mundial da Alimentação assinalam-se com 96 horas de intervalo e focam-se em questões opostas: os maus hábitos alimentares que grassam em países desenvolvidos, e a fome e escassez que se fazem, ainda, sentir em muitas partes do mundo.

Quase metade da população portuguesa tem excesso de peso; perto de um milhão de adultos é considerado obeso. Portugal é o quinto país com mais crianças obesas na Europa. O consumo de comida rápida e de doces e o aumento do sedentarismo são as causas apontadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que associa a obesidade às doenças cardiovasculares, à diabetes ou às alterações de sono – fazendo instituir um dia dedicado ao combate daquela condição, 11 de outubro, devido às suas sérias consequências.

A mesma entidade fez dedicar o dia 16 de outubro à alimentação. É assinalado em mais de 150 países, como forma de alertar para a fome e para a desnutrição – muitos milhões de pessoas passam fome e estão malnutridas quando um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada.

Obesidade e alimentação partilham, assim, um importante conceito: o da sustentabilidade. Boas escolhas previnem o excesso de peso e poderão ajudar a reduzir o desiquilíbrio entre regiões do mundo, com graus tão diferentes de acesso a produtos alimentares. A dieta mediterrânica, regime alimentar tradicional em Portugal, é considerado um dos mais saudáveis, ajudando a combater o risco de algumas patologias. Adquirir e cozinhar apenas o que é necessário e reaproveitar o excedente é outra forma de respeitar as ideias passadas pela OMS.

As piscinas de Alenquer ou o Centro de Marcha e Corrida esperam todos aqueles que querem espantar a inatividade. Para mais informação contacte-nos através do email desporto@cm-alenquer.pt ou saude@cm-alenquer.pt.
11-10-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados