24 de Maio de 2019
“14 anos de sopas e merendas, de vinho e de convívio”
Festival de Sopas e Merendas de Alenquer a 9 e 10 de abril
Este ano o Festival de Sopas e Merendas de Alenquer acontece a 9 e 10 de abril. O recinto da Adega Cooperativa da Labrugeira acolhe a 14.ª edição.

11 sopas e merendas vão estar a concurso. A entrada é gratuita e os visitantes que adquirirem o “Kit Sopa e Merenda” levam a tigela de barro para casa. A animação ficará a cargo das associações e coletividades locais e decorrerá nos dois dias do festival.

Rui Costa, vereador da câmara municipal, regozija-se pela concentração, uma vez mais, em torno deste festival, que se realiza no “coração do concelho”.
“Este é um evento que nos representa e faz sentir o verdadeiro orgulho de ser alenquerense, porque, quem nos conhece, sabe que é nosso apanágio receber bem quem nos visita, apresentando a qualidade e diversidade dos nossos vinhos ligados à gastronomia rural de origem agrícola”, lembrou.
O vereador agradece à direção da Adega Cooperativa de Labrugeira, “pela dinâmica e profissionalismo”, e aos colaboradores da câmara municipal, que “têm feito acontecer este festival que já ultrapassou os limites do concelho”.
“Venham mais 14 anos de sopas e merendas, de vinho e de convívio”, rematou.

A ideia do festival nasceu por iniciativa de habitantes do concelho que, na altura, ocupavam posições na estrutura da Adega Cooperativa da Labrugeira e da Câmara Municipal de Alenquer. A organização sempre foi partilhada pela câmara e pela adega, usando os recursos possíveis de cada instituição.
O conceito é divulgar o tipo de alimentação praticado no passado pelos trabalhadores rurais, assente em produtos da terra, confecionados com métodos próprios das gentes de Alenquer.
Registando um crescimento que já ultrapassou as fronteiras do município, é hoje uma referência na Região Oeste, com afluências médias de 5000 visitantes.

Programa aqui
18-03-2016 Fonte: CMA