21 de Maio de 2019
2.º Seminário “Saúde e Envelhecimento Saudável”
Centena e meia de participantes compareceram no Auditório Damião de Goes
Teve lugar no dia 5 de Novembro, no Auditório Damião de Goes, em Alenquer, o 2.º Seminário sobre “Saúde e Envelhecimento Saudável”. Realizado pelo Pelouro de Acção Social em articulação com a Rede Social de Alenquer e o Núcleo Dinamizador de Técnicos na Área da Terceira Idade, o evento contou com a presença de cerca de 150 participantes, entre profissionais ligados a instituições de apoio à terceira idade, particulares e alunos do Curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária Damião de Goes.

A primeira parte do seminário foi constituída por dois painéis e foram abordadas questões relacionadas com os cuidados de saúde no idoso. No primeiro painel analisou-se a importância da comunicação em cuidados paliativos e da prevenção e dos cuidados que se devem ter ao nível dos AVC - Acidentes Vasculares Cerebrais. Este debate foi moderado pela Dr.ª Eduarda Tralha, Directora do Centro de Saúde de Alenquer, e teve como prelectores a Enfermeira Amália Costa, do Centro de Saúde de Alenquer e o Dr. Luís Negrão, da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
   O segundo painel, moderado pela Enfermeira Vera Grilo, em representação da Associação de Diabéticos de Alenquer, foi dedicado ao tema da diabetes e da hipertensão e foi dinamizado pelo Dr. José Pacheco e pelas enfermeiras Carla Carvalho e Eugénia Pedro, do Centro de Saúde de Alenquer.
   Na segunda parte do seminário reflectiu-se sobre a importância da animação no idoso e a experiência vivida no Centro Social Paroquial do Carregado. Este painel, moderado pelo Prof. Rui Rato, coordenador do Programa Vida Activa da Câmara Municipal de Alenquer, contou com o contributo da Dr.ª Liliana Luís, animadora sócio cultural do Centro Social Paroquial do Carregado, do Dr. José Lourenço e do Prof. António Guapo, ambos utentes do Programa Vida Activa. O encerramento dos trabalhos ficou a cargo de Jorge Riso, Vereador do Pelouro de Acção Social.
   No final, os participantes foram presenteados com a actuação do Grupo de Cantares do Programa Vida Activa, na qual foram interpretados alguns temas tradicionais portugueses.
10-11-2008 Fonte: CMA