24 de Maio de 2019
“Alenquer sem diabetes” decorre até novembro
Câmara, ACES Estuário do Tejo e parceiros
Mais atividade física, uma melhor alimentação e a aposta na prevenção são o mote do projeto.

O Programa Municipal de Combate à Diabetes tem perto de 30 iniciativas para crianças e adultos: muitas caminhadas, aulas livres nas piscinas municipais, nas associações, clubes e ginásios aderentes, campanhas informativas sobre os benefícios da alimentação saudável e do exercício, rastreios à doença e conversas sobre os riscos a ela associados. Os locais de realização das atividades espalham-se pelo concelho, na tentativa de chegar a todos. Ajudar a combater esta doença - que é tida como a pandemia do século XXI, com uma taxa de letalidade em crescimento acentuado e que atinge um milhão de portugueses – é uma prioridade da autarquia.

A Câmara Municipal de Alenquer juntou-se ao Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo na preparação deste programa. A lista de parceiros é extensa. Associados à atividade física, juntaram-se aos promotores o Alenquer Tennis Club, a Associação de Judo de Alenquer, a Associação Desportiva do Carregado, a Associação Recreativa da Pocariça, o ESM Fight Team Association, os ginásios Alengym BVA e Movart, a Sociedade Recreativa do Camarnal, o SPA Natália Lopes, o Sport Alenquer e Benfica, o Sporting Club de Alenquer, os Tough Trails e o Vivafit Carregado. Na área da saúde, a Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer, o Centro de Saúde de Alenquer, a Cruz Vermelha de Alenquer - delegação do Carregado, e a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Hospital de Vila Franca de Xira. Os agrupamentos de escolas do concelho, as juntas e uniões de freguesia e a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer completam a lista.

06-04-2016 Fonte: CMA