24 de Outubro de 2018
Atletas de Alenquer em Dublin no Mundial de Laser Run
Município reafirma aposta nesta modalidade que conta com um número crescente de adeptos
O município de Alenquer recebeu no salão nobre dos Paços do Concelho, os atletas da Sociedade Recreativa do Camarnal que vão estar presentes no Campeonato Mundial de Laser Run, a decorrer no próximo fim-de-semana no Trinity College de Dublin, na Irlanda.

Brigida Cristóvão e Mirella Vergara Aparício em Master +40 femininos, José Santos em Master +50 masculinos e Gonçalo Martinho em Sub-17 masculinos, são os atletas que vão participar na prova, todos eles já medalhados com prata e bronze em provas do regional e nacional da modalidade.

Dos quatro elementos, José Santos não pode estar presente por motivos de agenda, tendo os restantes atletas sido recebidos pelo presidente e vice-presidente do município, Pedro Folgado e Rui Costa, respetivamente.

O presidente do município de Alenquer, manifestou a sua satisfação por ver o concelho representado no campeonato do mundo, de uma modalidade desportiva que classifica de estratégica para o município.

“Acreditamos na potencialidade deste desporto, acreditamos que esta será uma modalidade de dimensão olímpica no futuro, e queremos estar na vanguarda, apostando desde já na formação de atletas, na captação de novos talentos”, disse.

Nesse sentido, é objetivo do município a introdução do Laser Run no plano curricular do desporto escolar, estando a decorrer um pedido de financiamento para esse fim.

O presidente agradeceu aos atletas o seu esforço e empenho, manifestando-se convicto de que serão sempre um motivo de orgulho, não obstante os resultados alcançados.

“Já se sabe que o importante é participar e dar o melhor de nós, e isso sei que vocês vão fazer. Depois se por acréscimo vier uma medalha, então aí será excelente e espero sinceramente que o consigam até como recompensa pelo vosso esforço”, disse.

O vereador Rui Costa, que tem a tutela do Desporto, anunciou por seu turno que irá estar presente em Dublin para assistir às provas dos atletas.

“Dizer que estamos do vosso lado e que apoiamos a modalidade não chega. Às palavras é preciso juntar as ações e por isso faço questão de ir a Dublin, manifestar presencialmente esse apoio”, explicou.

Esta deslocação vai ainda cumprir outro propósito; permitir observar como se organiza uma prova mundial de Laser Run, para que Alenquer possa receber uma ainda hipotética edição inaugural de um Campeonato Europeu.

“Neste momento só existe um campeonato mundial e uma prova que se realiza nos Estados Unidos, e a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, que em 2019 comemora 80 anos está apostada em «convencer» o organismo internacional que tutela a modalidade, a realizar um Campeonato da Europa em Portugal no próximo ano. Alenquer já recebeu a garantia de que será a anfitriã deste Europeu, algo que se afigura como uma oportunidade única para afirmar Alenquer, como pioneira na prática desta modalidade”.

O Laser Run é uma modalidade relativamente recente, que combina duas modalidades - Corrida e Tiro Laser, e onde o principal desafio é articular a vertente física/atlética da primeira com a vertente técnica/psicológica da segunda.

Alenquer já recebeu diversas provas do Campeonato Nacional da modalidade, tendo o ano passado sido eleita “Capital Nacional de Laser Run”.

A Sociedade Recreativa do Camarnal é atualmente o único clube federado em Alenquer para a prática de Laser Run, com o apoio do município de Alenquer.

27-09-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados