21 de Fevereiro de 2019
OesteCIM vai entregar 4 mil kits de educação ambiental
Programa tem por objetivo sensibilizar os jovens para a importância da reciclagem
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) vai entregar cerca de 4 mil kits de educação ambiental às turmas de 4.º ano dos 12 municípios da Região Oeste, numa parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde. A entrega simbólica dos primeiros kits decorreu a semana passada no Polidesportivo Municipal da Lourinhã, a 12 turmas do 4.º ano em representação de cada um dos municípios da OesteCIM.

Este programa faz parte de um conjunto de iniciativas de educação para a economia circular, realizadas e previstas no âmbito do protocolo celebrado em 2018 entre a OesteCIM e a Novo Verde, em vigor até 2021.

Alinhada com as políticas públicas nacionais e europeias, este protocolo tem por objetivo promover a adoção do comportamento de reciclagem e consequente alcance das metas nacionais estabelecidas até 2020, sem esquecer o compromisso de neutralidade carbónica e a progressiva eliminação do uso de plástico.

Coube ao presidente da Câmara Municipal da Lourinhã dar início à cerimónia, num discurso em que reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelas escolas para que os alunos cheguem a casa e imprimam na família a dinâmica da reciclagem e da economia circular.

“Desejo que, em conjunto, consigamos implementar a transformação que o Planeta precisa”, afirmou João Duarte Carvalho.

O presidente da OesteCIM, salientou por seu turno o facto de se tratar de um evento intermunicipal que afirma a identidade do Oeste, e o trabalho em conjunto que tem vindo a ser desenvolvido nesta área.

“Este é um kit que ensina não só como fazer a reciclagem, mas também a perceber e a conhecer a Região Oeste, que é hoje uma referência nacional e internacional", explicou Pedro Folgado.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, salientou que Portugal não está a cumprir as atuais metas de reciclagem, e que "as [metas] que estão para vir são brutais, sendo nos jovens que temos de depositar a nossa esperança".

A cerimónia contou ainda com uma peça de teatro intitulada “Em busca do Depositrão perdido”, com vista à introdução e reforço de boas práticas, nomeadamente no que respeita à separação e reciclagem de resíduos.

14-01-2019 Fonte: CMA