20 de Julho de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
ATEC entregou diplomas do 1º Curso de Mecatrónica do Carregado
Formandos do 2º curso estão prestes a iniciar o estágio e um 3º curso arranca em outubro
A ATEC entregou os diplomas aos formandos do 1º Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica que teve inicio em 2016 na antiga Escola Básica P3 no Carregado.

A ATEC – Academia de Formação, é um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso- Alemã, que se materializou em dezembro de 2003 como uma Associação de Formação para a Indústria.

Em 2016 assinou um protocolo de parceria com o município de Alenquer, para dar formação em Mecatrónica, indo ao encontro das necessidades das empresas do concelho, como explicou o vereador Paulo Franco.

“A escolha deste curso não foi aleatória, mas é antes resultado de uma série de encontros que o município promoveu com empresários do concelho, no sentido de identificar quais as necessidades das suas empresas. A Mecatrónica aplicada à indústria automóvel, mas não só, foi precisamente uma dessas áreas, e o resultado é que os finalistas do 1º curso estão todos a trabalhar, o que nos deixa obviamente muito satisfeitos”, sustentou.

Na cerimónia de entrega dos diplomas estiveram o administrador da ATEC João Carlos Costa, o diretor de formação Eugénio Bastos, o diretor técnico e comercial Pedro Miguel Oliveira, o coordenador da área de metalurgia e metalomecânica António Mouta e o coordenador da turma Vasco Vaz.

Esteve ainda presente o vereador do município de Alenquer, Paulo Franco, e representantes das empresas Manuel da Conceição Graça e Luís Simões, que receberam os estagiários.

Na antiga escola Básica P3 do Carregado, onde decorrem as aulas teóricas do curso, foram entregues 8 diplomas no total de 9 finalistas, sendo que uma das formandas do curso é natural de Nampula, Moçambique, e não pode estar presente por já ter regressado ao seu país.

Foi ainda entregue um diploma de mérito ao formando Luís António, pelo seu “empenho, profissionalismo e conduta exemplares”, tendo recebido também um cheque formação num curso na ATEC à sua escolha.

Atualmente uma 2ª turma já está a concluir os 12,5 meses de formação teórica e prática, seguindo-se agora o estágio de 3,5 meses em contexto de trabalho.

As inscrições para a 3ª turma do Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica, já estão abertas e deverão ter inicio em meados de outubro. Mais esclarecimentos e inscrições on-line disponíveis no site da ATEC.

O município de Alenquer pretende ainda lançar um novo curso, na área da Robótica e Automação, outra área identificada como deficitária em Alenquer.

“Esta é claramente uma aposta vencedora do município, que contribui para a fixação de jovens no concelho, e combate o desemprego de longa duração, permitindo a reconversão profissional dos nossos munícipes. É também uma mais valia para as empresas que têm acesso a mão de obra especializada, com impactes positivos na eficiência e produtividade, e por isso a intenção do município é continuar a promover a formação nas áreas identificadas como deficitárias”, concluiu o vereador Paulo Franco.

04-07-2018 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação