24 de Setembro de 2017
A minha rua
Cágados, ginja da Teresa e pão de bolota – sabe o que são?
Concurso de Produtos Endógenos Interfreguesias de Alenquer
Juntas de freguesia foram convidadas a participar e a integrar coletividades da sua área na competição, com receitas que incluíssem ingredientes do concelho e nas categorias de padaria, pastelaria/doçaria e licores. Os resultados finais foram conhecidos na última edição da Feira da Ascensão.

Os cágados chegaram ao primeiro lugar do concurso. São uma receita antiga de pães redondos com passas e saíram do forno do Centro Recreativo, Cultural e Desporto de Cadafais. A ginja da Teresa não deixa lugar a dúvidas. É macerada pela Sociedade Filarmónica Olhalvense e arrecadou o segundo lugar. O pão de bolota faz-se com a farinha desse fruto e é amassado pelos elementos da Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca.

Os produtos a concurso foram apresentados e provados pelo júri a 20 de maio, nas Tasquinhas Empreendedoras – evento satélite da Feira de Empreendedorismo Jovem –, no Carregado. Os resultados intrafreguesias foram conhecidos logo depois, ficando os gerais por desvendar até ao último dia da Feira da Ascensão. Todos os participantes aí mostraram as suas conceções e conheceram o veredito do júri, formado por cinco pessoas: três empresários ligados a cada uma das áreas discriminadas nas normas – panificação, pastelaria/doçaria e bebidas –, um elemento ligado à cultura local e um membro da assembleia municipal. Como critérios a originalidade, o sabor, a apresentação e a viabilidade de comercialização a uma maior escala.

As normas do concurso explicitam os objetivos-base daquele: “desenvolver, premiar, valorizar e divulgar novas ideias e conceções de produtos que sejam representativos e característicos do concelho de Alenquer” – num estímulo ao empreendedorismo também pela possibilidade de venda dos biscoitos, bolos, licores ou doces admitidos. Mas mais importante foi, para o vereador responsável pelo projeto, proporcionar uma presença mais dinâmica às freguesias e às coletividades na Feira da Ascensão e um maior envolvimento dos fregueses na comunidade, através de propósitos partilhados.

Outro aspeto relevante, segundo o mesmo vereador, é o da legalização deste tipo de atividades e a razia de constrangimentos associados à participação nos eventos concelhios – esta é bem-vinda e não sobeja.

Paulo Franco sublinha, igualmente, o caráter desafiante do projeto e o “empenho, cooperação e interesse colocados pelos participantes” no concurso.

Participaram 19 entidades de 10 freguesias com 33 receitas. Os prémios são monetários: 300 euros para o primeiro classificado, 200 para o segundo, 100 para o terceiro e 150 para os primeiros lugares por freguesia.
01-06-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados