24 de Janeiro de 2022
100 pessoas participaram no evento
VIII Jornadas Agrícolas
+ Fotos
100 pessoas assistiram às VIII Jornadas Agrícolas do Concelho de Alenquer, no dia 1 de Outubro, no Fórum Romeira. A iniciativa partiu do pelouro da Agricultura e da Cooperativa Agrícola de Alenquer (COOPQUER) e teve o apoio da União de Cooperativas Agrícolas do Ribatejo e Oeste (UNICARO).

Já passava das 10 horas quando Álvaro Pedro, presidente da Câmara Municipal de Alenquer (CMA), José Manuel Catarino, vereador do pelouro da Agricultura, Joaquim Alexandre, presidente da direcção da COOPQUER e Rita Mendes, do Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) deram início ao evento.
   Álvaro Pedro, no seu discurso em jeito de despedida, elogiou as entidades responsáveis pela iniciativa. Atribuiu mérito a todo o trabalho desenvolvido em prol da agricultura do concelho e apelou ao próximo executivo para que não esqueça este assunto de interesse municipal.
   Joaquim Alexandre afirmou que “o evento teve como objectivo encontrar soluções e ultrapassar obstáculos ao nível da agricultura no concelho de Alenquer”.
   José Catarino, após ter agradecido a confiança que o presidente depositou nele, pronunciou-se sobre vários assuntos, dos quais a legalização dos poços e das adegas. Fez um balanço dos quatro anos de jornadas e apresentou o programa deste ano.
   “Novas políticas agrícolas – Desafios Alenquer” é o título de um livro que foi apresentado nas jornadas. “Tem como objectivos primordiais melhorar os conhecimentos dos agricultores, por forma a que possam resistir aos sucessivos confrontos que se vêm deparando, face às novas políticas agrícolas”, como explicou José Catarino.
   Nos três painéis que constituíram esta VIII edição foram abordados temas pertinentes para os agricultores. No 1.º falou-se sobre o aconselhamento agrícola e o regime de exercício da actividade pecuária; no 2.º discutiu-se as soluções para a vinha da Lusosem e, no último, foram debatidos os métodos de protecção no manuseamento de alfaias agrícolas.
02-10-2009 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados