23 de Julho de 2019
Mais Feira trouxe mais visitantes à Feira da Ascensão
XXXVII edição decorreu em Alenquer entre 29 de maio e 2 de junho
Na sua XXXVII edição a Feira da Ascensão de Alenquer extravasou os limites do Parque Urbano da Romeira e espalhou-se por toda a baixa da vila de Alenquer.

Palcos temáticos dedicados às Danças Flamencas, Etnografia/Tradição e Cultura, um Festival Equestre, animação de rua, e toda a habitual programação do Parque Urbano da Romeira, garantiram cinco dias intensos, marcados ainda por uma das maiores afluências ao certame dos últimos anos.

A Feira da Ascensão tem sido organizada nos últimos anos pela ACICA, com o apoio do município de Alenquer. Um apoio que foi reforçado este ano quer ao nível financeiro, quer ao nível da organização, com a autarquia a assumir a instalação e programação dos palcos temáticos e animação de rua, esta última em parceria com os comerciantes e Santa Casa da Misericórdia de Alenquer. Foi também por iniciativa do município que a Feira da Ascensão incluiu este ano um Festival Equestre.

Instalado no Bairro do Areal, o Festival Equestre trouxe alguns dos melhores cavaleiros da atualidade e os espetáculos Equorum, juntaram no mesmo espaço a destreza dos cavaleiros e cavalos, as danças sevilhanas, o fado e a música clássica, esta última com a participação da Sociedade Filarmónica Olhalvense.

Foi também na Feira da Ascensão que o município de Alenquer deu a conhecer os projetos no âmbito do PEDU - Plano de Estratégia e Desenvolvimento Urbano, com a requalificação do Bairro do Areal, Mercado Municipal e sua envolvente, a envolvente da Fábrica da Chemina, entre muitas outras ações que vão melhorar a relação dos munícipes com a urbe.

Muita animação também nas ruas da vila, com desfiles de moda, concurso de gastronomia, concertos, demonstrações de atividades desportivas, atividades infantis, passeios de charrete, entre outras.

O presidente do município, Pedro Folgado, manifestou-se satisfeito com a realização da Feira, com um modelo que provou ter bastante potencial para ser explorado e melhorado em futuras edições.

“Este novo modelo de certame trouxe um acréscimo de qualidade e de oferta que é incontestável e sobretudo envolveu-se a vila na realização da Feira da Ascensão, com resultados muito positivos. Agora é tempo de analisar o que correu bem e menos bem e fazer melhor no próximo ano, sendo que estes resultados são também um estimulo e uma recompensa para todos os que trabalharam para atingir estes resultados. Falo dos comerciantes, dos trabalhadores municipais, das coletividades, e dos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, a quem muito se deve o facto de esta ter sido a melhor Feira da Ascensão dos últimos anos”, sustentou Pedro Folgado.

A Feira da Ascensão do próximo ano irá decorrer de 20 a 24 de maio, sendo por tradição inaugurada um dia antes do feriado municipal de Quinta-feira da Ascensão ou da Espiga.

28-06-2019 Fonte: CMA