24 de Maio de 2019
Um congresso pela fraternidade
Congresso Internacional do Espírito Santo
Com o subtítulo de “Génese, evolução e atualidade da utopia da fraternidade universal”, este encontro de investigadores das teorias da palingenesia e de interessados nas manifestações culturais do Espírito Santo divide-se em três momentos. Primeiro Coimbra, nos dias 16 e 17 de junho; depois Lisboa, a 14 e 15 de setembro; por último, Alenquer, entre 16 e 18 do mesmo mês.

Este congresso é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Confraria de Santa Isabel de Coimbra. As duas entidades contam com a cooperação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o Centro de História da Sociedade e da Cultura e outras instituições científicas nacionais e internacionais.

Cinco datas importantes levaram à realização do congresso em 2016: os 800 anos da fundação da Ordem Franciscana em Portugal; os 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel, do Primeiro Compromisso Impresso das Misericórdias e da publicação da Utopia de Thomas More e os 300 da criação do Patriarcado de Lisboa.

Na sessão de abertura, o Professor José Pedro Paiva representou o reitor da Universidade de Coimbra, D. Virgílio Antunes e os presidentes da câmara de Alenquer, Pedro Folgado, da Confraria da Rainha Santa, António Rebelo, da comissão organizadora, José Eduardo Franco e do Turismo do Centro, Pedro Machado, usaram da palavra. O bispo de Coimbra entregou depois várias relíquias da Rainha Santa a párocos de paróquias ligadas à sua figura, nomeadamente ao Padre Francisco Ludovino, de Alenquer.

As comunicações centraram-se na história de Isabel de Aragão e na sua ligação ao culto do Espírito Santo - propulsora das festas, foi também responsável pela edificação de hospitais e albergarias pelo país. “Mais Santa por que Rainha” era a expressão que acompanhava este primeiro momento na Universidade de Coimbra. Em setembro, “Das utopias teológicas às utopias ecológicas” é a expressão associada às comunicações previstas para os dias 14 e 15, na Gulbenkian, e “Tradições do Espírito Santo: géneses, metamorfoses e atualidades” é o mote para a parte final do congresso – que decorre de 16 a 18, em Alenquer.
21-06-2016 Fonte: CMA