21 de Julho de 2017
A minha rua
Câmara apoia projecto de incentivo do uso da bicicleta
“100 Dias de Bicicleta em Portugal”
Paulo Guerra dos Santos com o vereador João Hermínio e técnicos da câmara
+ Fotos
Paulo Guerra dos Santos, o engenheiro civil que abraçou o projecto “100 Dias de Bicicleta em Portugal”, de promoção das vantagens do uso da bicicleta, foi recebido nos Paços do Concelho no dia 15 de Setembro. Já na recta final do percurso, a passagem por Alenquer ocorreu no 95.º dia.

O encontro com Paulo Guerra dos Santos decorreu durante o período da tarde. Com a presença do vereador João Hermínio e de alguns técnicos, foram discutidas as boas práticas do uso de meios de transporte como a bicicleta e abordados os temas da mobilidade e do ordenamento do trânsito. A reunião também teve como objectivo a análise da situação do país face aos novos desafios que se colocam na área dos transportes, da qualidade e do custo de vida.
   Utilizando exclusivamente a bicicleta como meio de deslocação, Paulo Guerra dos Santos partiu da Torre de Belém, no dia 22 de Maio. Quando regressar a Lisboa, no dia 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, terá passado por 100 cidades e vilas - câmaras municipais, escolas, empresas, zonas comerciais e órgãos de informação - com o intuito de contar com o seu apoio no incentivo de hábitos de vida saudáveis e amigos do ambiente.
   A residir e a trabalhar em Lisboa, foi em 2008 que, ao realizar a sua tese de mestrado intitulada “100 dias de bicicleta em Lisboa”, começou a utilizar este meio de transporte para deslocações profissionais e lúdicas. O tema para a tese surgiu após ter participado em projectos académicos na Holanda, Alemanha e Finlândia, países onde a utilização da bicicleta como meio de transporte é há muito uma realidade.
   Após ter terminado a tese, e provado que a utilização da bicicleta como meio de transporte era possível, mesmo nas cidades como Lisboa, Paulo Guerra do Santos resolveu levar a cabo este projecto com duração de quatro meses.
17-09-2010 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados