18 de Outubro de 2018
Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho
Ao longo do mês de setembro foram muitas as propostas que colocaram em evidência o potencial vitivinícola do município, com destaque para a segunda edição da Alma do Vinho
Com o fim de setembro terminou mais uma edição de “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, iniciativa do município de Alenquer, que teve como ponto alto, a 2ª edição da Alma do Vinho.

Na abertura, a 2 de setembro, houve “Folclore na Vinha”, uma iniciativa com a parceria da Quinta do Carneiro e os ranchos folclóricos de Canados (Alenquer) e da Mugideira (Torres Vedras).

Nesta iniciativa recriou-se uma vindima do inicio do século XX, onde todos, homens, mulheres e crianças se envolviam no processo de recolha das uvas com destino ao lagar. Esmagadas as uvas e guardado o vinho, era tempo de celebrar, com uma “adiafa”.

O patrão a oferecia a comida e a bebida, enquanto os trabalhadores contribuíam com a música e as danças. Foi todo este ritual que foi recriado naquela tarde de 2 de setembro, com tempo ainda para uma prova dos excelentes vinhos da Quinta do Carneiro.

A 7 de setembro, dois restaurantes de Alenquer organizaram “jantares vínicos”, com harmonização de vinhos e comentários de chefs e enólogos ao longo da refeição.

Nesse mesmo dia houve Wine Sunset Party, na Praça Luís de Camões, uma festa com inicio ao fim da tarde e que se prolongou até de madrugada com música ao vivo e Dj’s.

No dia seguinte, 8 de setembro, um dos momentos mais marcantes desta edição, com a organização da Gala Rainha das Vindimas de Portugal.

Joana Azenheira, em representação do concelho do Cartaxo, foi a eleita, Micaela Mota Oliveira, Rainha das Vindimas de Ponte da Barca, foi eleita primeira Dama de Honor, a representante do Montijo, Natataliya Fedorchuk, conquistou a faixa de segunda Dama de Honor.

Inês Vitorino, eleita Rainha das Vindimas de Alenquer em 2017, conquistou o prémio Fotogenia, Diana Gomes levou para Arruda dos Vinhos o prémio Simpatia.

Nesse mesmo dia 8 de setembro, decorreu o XXXV Festival Nacional de Folclore de Alenquer, no Parque Vaz Monteiro.

Pelo segundo ano consecutivo, entre 13 e 16 de setembro o Parque Urbano da Romeira recebeu o Festival Alma do Vinho.

Com a presença de 40 produtores da região de Lisboa, o festival proporcionou provas comentadas, provas premium, showcookings, concertos, entre muitas outras propostas, que atraíram cerca de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias do certame.

As atividades culminaram a 23 de setembro, com um passeio BTT, um passeio pedestre pela paisagem vitivinícola de Alenquer, uma visita às caves Rendeiro na iniciativa “Quinta de Portas Abertas” e o V circuito das Vindimas, que trouxe a Alenquer, cerca de 250 jovens ciclistas.

Um mês repleto de atividades que colocam em primeiro plano a cultura vitivinícola do concelho, ao mesmo tempo que afirmam o município como motor produtivo de toda a região.

08-10-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados