18 de Outubro de 2021
2.º Aniversário do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota
Está a decorrer em outubro o programa de atividades que celebra o segundo aniversário da classificação do Canhão Cársico de Ota enquanto Monumento Natural Local (MNL).

A programação teve início a 8 de outubro com o webinar “À Descoberta do Sítio Arqueológico da Ota”, moderado por José Carlos Morais, Coordenador do Estudo de caracterização do Canhão Cársico de Ota realizado no âmbito do orçamento participativo que deu o origem à criação desta área protegida. A sessão teve como oradores André Texugo e a Ana Catarina Basílio, estudantes de doutoramento que integram o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e que desenvolvem o seu trabalho no Sítio Arqueológico de Ota. Nelson J. Almeida, que integra também o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, marcou presença na sessão através de um vídeo relativo ao seu trabalho sobre as comunidades faunísticas do Sítio Arqueológico de Ota.

Na manhã de 9 de outubro, sábado, reuniu-se em Ota um grupo para o Passeio de Observação de Aves, guiado por Hany Alonso e Rui Machado, técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que se dirigiu a duas áreas distintas de paisagem natural (um montado e a área de paisagem protegida do Canhão Cársico) para escutar e observar aves presentes nesta região. Nesta atividade os participantes aprenderam sobre a avifauna que se pode observar no MNL e tomaram contacto com os equipamentos utilizados na observação de aves (binóculos). Ao longo da manhã foram observadas diversas espécies florestais, como o gavião-europeu, a estrelinha-real, a trepadeira-comum, o pisco-de-peito-ruivo, o tentilhão-comum, o chapim-real e a papa-moscas-preto. Foram igualmente referidas as plataformas existentes para registo de observações, de que é exemplo a plataforma Biodiversity4all.

O Canhão Cársico de Ota é um ativo que reúne um conjunto de valores naturais que, ao abrigo da legislação nacional, o classificam como protegido pelo regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade.
14-10-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados