19 de Setembro de 2019
Alunos de Alenquer em jornadas de trabalho na Universidade Europeia
As Oficinas CoEmpreendedoras contaram com a participação de cerca de 160 alunos
Pelo quinto ano consecutivo, os alunos do 10ª e 11ª ano dos cursos tecno profissionais da Escola Secundária Damião de Góis, participaram nas Oficinas CoEmpreendedoras, no âmbito do programa do município de Alenquer de apoio ao Empreendedorismo.

Este ano, as oficinas decorreram a 27 e 28 de fevereiro na Universidade Europeia em Lisboa, onde cerca de 160 alunos tiveram oportunidade de ouvir Miguel Portugal, mestre em Empreendedorismo e Gestão da Inovação, pela Universidade Europeia, onde leciona desde 2013 como professor convidado as disciplinas de Empreendedorismo e Estudos de Mercado.

Autor de diversos artigos académicos e livros técnicos nas áreas da gestão, marketing e de recursos humanos, Miguel Portugal partilhou com os alunos de Alenquer a sua vasta experiência enquanto pioneiro no ensino do Empreendedorismo, numa palestra subordinada ao tema “Empreendedorismo : Manter ou Transformar?”

O professor apresentou ainda aos alunos da Secundária Damião de Góis, dois jovens empreendedores de sucesso.

Sofia Mendes tem apenas 23 anos e é a fundadora da Blanco, uma loja de noivas em Lisboa que confeciona os vestidos por medida, para além de disponibilizar sapatos e acessórios.

Rafael Martinho criou em 2012 a empresa Drivu, que fornece motoristas a quem por algum motivo esteja impossibilitado de conduzir, ou necessite por exemplo de alguém que lhe leve o carro à inspeção ou à oficina. Começou com dois funcionários, atualmente conta com mais de 100 colaboradores e tem projetos de internacionalização.

Perante os elementos fornecidos por Miguel Portugal, Sofia Mendes e Rafael Martinho, os jovens estudantes foram desafiados a formar equipas e a apresentar um projeto a partir de duas temáticas.

A primeira refletia sobre a incapacidade de Lisboa suportar o crescente número de turistas que procuram a capital e como canalizar esse fluxo de visitantes para Alenquer. A segunda, pretendia soluções para aliviar os encargos das famílias com a formação superior dos filhos, sendo frequente haver pelo menos dois filhos a estudar na faculdade em simultâneo. Havia ainda a hipótese de trabalhar sobre um tema livre, escolhido pelo grupo.

As jornadas CoEmpreendedoras terminaram com uma breve apresentação da Universidade Europeia, fundada em 2013 a partir do Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa. Confere graus académicos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, bem como cursos de Pós-graduações, em diversas áreas como gestão, direito, psicologia, recursos humanos, marketing, comunicação, desporto, informática e tecnologias e Gestão Hoteleira e Turismo.

No site oficial a Universidade traça como um dos principais objetivos formar empreendedores e profissionais de topo, através de métodos inovadores, preparando-os para o mercado global.

08-03-2019 Fonte: CMA