24 de Maio de 2019
Atribuídas nove medalhas de ouro e duas de prata
II Concurso de Vinhos de Alenquer
No dia 18 de junho decorreu o “II Concurso de Vinhos de Alenquer” com a finalidade de premiar o que de melhor se produz no concelho.

Foram apresentados a concurso quarenta e cinco vinhos. Este ano houve mais vinhos brancos (18 amostras), demonstrando a popularidade que têm vindo a alcançar no mercado. Tintos foram 15 amostras e ainda quatro rosés, cinco leves brancos e três leves rosés.

No total foram atribuídas nove medalhas de ouro e duas medalhas de prata. A Quinta dos Plátanos com o vinho “Tou Noir” voltou a surpreender na categoria de harmonização gastronómica, ganhando a medalha de ouro. De destacar também a Adega Cooperativa da Carvoeira, a Quinta S. Jerónimo, a Quinta de Chocapalha e a Casa Santos Lima que foram distinguidas em duas categorias. A Caves Rendeiro e a Adega Cooperativa da Labrugeira alcançaram a medalha de ouro na categoria dos vinhos regionais de Lisboa tinto.

A par de um júri, composto por dez elementos, fez parte o chef João Simões como presidente para a harmonização do vinho. Este ano o concurso teve como novidade a introdução de um produto local do concelho – a codorniz, confecionada pelo restaurante Casta 85, propriedade deste alenquerense. O desafio foi encontrar o vinho de Alenquer que melhor harmonizasse com este produto.
A iniciativa foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL), Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e Confraria dos Enófilos da Estremadura, em colaboração com o município de Alenquer.

Consulte aqui os prémios atribuídos
01-07-2016 Fonte: CMA