24 de Maio de 2019
Escolas de Alenquer vencem concurso “Ecovalor – Ecoponto Amarelo” pelo segundo ano consecutivo
Alunos de Alenquer conquistaram ainda o segundo lugar na recolha de papel e cartão
As escolas do município de Alenquer venceram pelo segundo ano consecutivo o concurso “Ecovalor – Ecoponto Amarelo”, com quase 59 toneladas (58 mil 858 kgs) de embalagens de plástico e metal recolhidas ao longo do ano letivo 2017/2018, um acréscimo de 20 toneladas em relação ao ano passado.

Os alunos de Alenquer ficaram ainda no segundo lugar no concurso “Ecovalor – Ecoponto Azul”, com mais de 31 toneladas recolhidas (31 mil 354 kgs), apenas a cerca de 500 kgs do primeiro classificado (Odivelas com 31 mil 872 kgs de papel e cartão recolhidos).

No concurso “Ecovalor – Ecoponto Amarelo”, participaram 24 estabelecimentos de ensino de Alenquer, entre escolas do ensino público e privado, envolvendo 6 mil 162 alunos, enquanto no “Ecovalor – Ecoponto Azul”, participaram 5 mil e 33 alunos, oriundos de 16 escolas do município.

O Jardim de Infância e Escola Básica 1 (JI e EB1) da Merceana liderou a recolha do “Ecoponto Amarelo” com um total de 6 mil 598 kgs. Por esse motivo foi também a escola que recebeu o cheque de maior valor, mil euros pela recolha de plástico e metal, e 125 euros pela recolha de mais de 4 toneladas de papel e cartão. O Jardim de Infância de Abrigada foi a outra Escola do município a atingir a fasquia dos mil euros, resultado de 5 mil 792 kgs de plástico e metal.

A Escola Básica de Ribafria ficou no primeiro lugar da recolha de papel e cartão com um total de 5 mil e 200 kgs, tendo recebido um cheque de 500 euros. No total foram distribuídos cheques por 26 estabelecimentos de ensino de Alenquer, no valor de 6 mil 778 euros.

O presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, já manifestou a sua satisfação por estes resultados, destacando o envolvimento dos alunos, das suas famílias e de toda a comunidade escolar em geral.

O autarca destacou ainda o trabalho dos assistentes operacionais do município de Alenquer, que duas vezes por semana recolhem os resíduos nas escolas com o apoio de uma viatura municipal.

“Os números da reciclagem em Alenquer têm vindo a melhorar de ano para ano, e isto só é possível graças ao empenho de toda a comunidade, entre instituições, escolas, empresas e associações. E nunca é demais salientar o papel das crianças, que não só vão apreendendo os conceitos de preservação do meio ambiente, como os transmitem em casa, aos pais e avós”, sustentou Pedro Folgado.

Na sua 17ª edição, os programas Ecovalor, decorreram nos 19 municípios da área de intervenção da Valorsul e envolveram cerca de 300 escolas e 80 instituições de solidariedade social.

Neste programa a reciclagem tem duplo valor. Os materiais recicláveis voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima, e as escolas e instituições são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental.

03-07-2018 Fonte: CMA