26 de Outubro de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
COVID-19 EM MEIO ESCOLAR NO CONCELHO DE ALENQUER
Comunicado
A organização deste ano letivo tão especial foi minuciosamente preparada por todos os agrupamentos de escolas do concelho, no respeito pelas caraterísticas de cada um, e intensamente apoiada aos mais diversos níveis pelo Município de Alenquer, extravasando muitas vezes as suas próprias competências a este nível, em busca da criação das melhores condições possíveis de funcionamento para toda a nossa comunidade educativa.

O esforço de todos neste processo foi enorme e, em conjunto, Câmara Municipal, Escolas, Juntas de Freguesia, Pais e Encarregados de Educação, Funcionários e Alunos, fizeram e têm feito aquilo que está ao seu alcance, respeitando o lugar e papel de cada um, para que o processo educativo possa decorrer num clima da maior normalidade.

Obviamente todos sabemos hoje que as escolas são, na maioria dos casos, o espaço mais higienizado e regrado da nossa sociedade, mas ao mesmo tempo, com milhares de alunos, funcionários e professores a frequentá-las diariamente, o risco de alguém transportar para dentro destes espaços educativos um qualquer vírus, é enorme. Sempre assim foi com outros vírus menos preocupantes, é-o igualmente com este coronavírus.

Assim, no nosso concelho, como em muitos outros no país, surgem diariamente muitos casos de dúvida e de difícil diagnóstico, dado o surgimento de pequenos sintomas, assim como surgem os primeiros casos positivos de alunos, funcionários e professores.

O Município de Alenquer tem acompanhado diariamente, quase em tempo real, todas as ocorrências em meio escolar relacionadas com a situação pandémica de COVID-19 que atravessamos e que muito nos preocupa, marcando presença no imediato no local, e agilizando todos os meios necessários e possíveis, dentro da sua esfera de ação, para que se ultrapassem todas as dificuldades e se agilizem todos os meios para colmatar as necessidades da instituição escola e de cada uma das pessoas envolvidas.

No caso concreto recentemente ocorrido na freguesia de Meca, em pleno contexto de surto epidemiológico, com dezenas de casos positivos na freguesia, a preocupação e atenção dada a toda e qualquer situação em meio escolar foi ainda mais meticulosa e, desde o início, fomos sempre o parceiro mais ativo, lado a lado com a Junta de Freguesia de Meca, na prestação de informação a todos os envolvidos que nos contactaram a toda a hora, o parceiro que articulou as instituições que se manifestaram disponíveis para colaborar e procurar as melhores soluções para a situação com que nos deparamos.

Fomos céleres, fomos ativos e exigimos a todos a mesma proatividade, enfim… fomos interventivos cumprindo com a nossas responsabilidades e indo mesmo além das nossas competências, procurando ser a base mais sensata da decisão!

O Município de Alenquer está hoje e estará sempre, em estreita ligação com todas as demais autoridades locais e nacionais, a defender de forma intransigente e sem olhar a meios, a qualidade do ensino, a segurança dos estabelecimentos de ensino, a saúde de alunos, funcionários e professores… o bem-estar de toda a sua população. Sempre sem demagogias, sempre sem receio de decidir de forma coerente com os princípios que norteiam a sua ação no campo da educação e ao lado da sua população.

Neste momento a mensagem final é curta e simples: como no passado recente, proteja-se e proteja os outros, use máscara, higienize as mãos, cumpra a etiqueta respiratória, mantenha o distanciamento social, evite ajuntamentos de pessoas!


 
Alenquer, 7 de Outubro de 2020

O Presidente da Câmara

 
 
 
(Pedro Folgado, Dr)





COMUNICADO - COVID-19 EM MEIO ESCOLAR NO CONCELHO DE ALENQUER (Selecione para aceder à versão em PDF)
07-10-2020 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação