22 de Maio de 2019
Projecto visa estimular funções cognitivas
“Oficina da Memória” dirigida à população sénior
Utentes do centro-de-dia da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer
+ Fotos
No dia 26 de Novembro 12 utentes do centro-de-dia da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer participaram na 1.ª edição do projecto “Oficina da Memória”, promovido pelo Pelouro de Acção Social, através do gabinete de Acção Social da câmara municipal.

Visando o desenvolvimento e a estimulação das funções cognitivas junto da população sénior, permitindo desenvolver hábitos e comportamentos que facilitam a sua conservação e operando como medida preventiva de isolamento e exclusão, este projecto pretende ser ampliado a outras entidades concelhias, nomeadamente as restantes Instituições Particulares de Solidariedade Social (com a valência de idosos), Programa Vida Activa, Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alenquer e juntas de freguesia, contando futuramente com mais edições.
   De acordo com o Diagnóstico Social do Concelho de Alenquer – Programa da Rede Social, as respostas de apoio à 3.ª idade são insuficientes o que, aliado ao fenómeno de envelhecimento populacional que tem vindo a manifestar-se com intensidade nas últimas décadas no concelho de Alenquer, evidencia o problema de idosos em situação de isolamento.
   No seguimento da análise do Diagnóstico, surge a oportunidade de colocar à disposição da população idosa, não só actividades que exijam atenção, concentração e pensamento lógico, contribuindo para o aumento da densidade cerebral, mas também actividades de grupo, nas quais a relação interpessoal e a entreajuda são parte integrante nas sessões.
   A perda das funções cognitivas está relacionada com as alterações fisiológicas, assim como com a falta de exercício que coincide com a reforma ou com a diminuição de actividade. A memória e a idade mantêm uma estreita relação biológica, mas também ambiental, social, emocional e comportamental. Maioritariamente são estes últimos os verdadeiros responsáveis da maior parte dos deficits cognitivos dos idosos.
04-12-2008 Fonte: CMA