24 de Janeiro de 2019
Feira do Campo dinamiza vila de Alenquer
Sexta edição do certame obteve "excelentes resultados”
José Manuel Catarino, vereador do Pelouro da Agricultura
+ Fotos
O Parque Vaz Monteiro, em Alenquer, recebeu, no passado dia 8 de Setembro, mais uma edição da Feira do Campo e da Agricultura Biológica. Nesta entrevista, José Catarino, vereador do Pelouro da Agricultura da Câmara Municipal de Alenquer, destaca a importância deste evento para o concelho.

Após a realização da sexta edição que avaliação faz dos resultados da Feira do Campo e da Agricultura Biológica?
A feira tem apresentado resultados muito positivos, contribuindo decisivamente para a promoção das potencialidades relacionadas com a componente rural do concelho. Apesar da uva e do vinho serem produtos de excelência no concelho, existem outros produtos de qualidade - licores, mel, doçaria tradicional, pão, flores, artesanato local, produtos hortícolas e biológicos – que se revestem de grande interesse para os agentes rurais e que poderão atrair visitantes.

Esta última edição ficou marcada por uma parceria com os restaurantes locais. Como foi a adesão destes estabelecimentos?
Os proprietários dos restaurantes participaram com entusiasmo e consideraram a iniciativa muito positiva. Esta colaboração consiste numa sinergia que permite a divulgação simultânea dos estabelecimentos, dos vinhos locais e da própria feira. O protocolo estabelecido com os restaurantes permite que a promoção dos vinhos do concelho de Alenquer seja permanente e não se restrinja aos dias de feira.

O número de visitantes tem correspondido às expectativas?
As diferentes edições da Feira do Campo e da Agricultura Biológica têm registado bastante público. No caso específico da última edição, grande parte dos 22 expositores manifestaram o seu agrado face ao número de visitantes que se deslocou ao certame. Um dos momentos altos em termos de afluência foi a “prova do caldinho de frango do campo”.

E como têm sido as críticas?
As críticas têm sido favoráveis. É com satisfação que ouço muitos visitantes confessar que a realização da feira, para além de colorir o Parque Vaz Monteiro, também dinamiza os sábados da vila de Alenquer, enchendo as ruas de pessoas.

Quais são as principais dificuldades quando se organiza um evento desta natureza?
A divulgação. Apesar de publicitarmos a Feira do Campo em suportes tão diversos quanto a rádio, a imprensa, os outdoors, as SMS e o site da câmara, muitos munícipes ainda desconhecem a sua existência. No entanto, a maior fonte de divulgação tem sido feita pelas próprias pessoas que visitam a feira e que depois espalham a mensagem.

O que poderemos esperar das próximas edições?
A próxima feira terá lugar a 13 de Outubro e apresentará algumas novidades. Por exemplo, o expositor das actividades cinegéticas ficará a cargo do Pelouro da Agricultura e servirá de palco à apresentação do Manual do Caçador Ecológico. Este pelouro tenciona igualmente candidatar-se ao programa LiderOeste, visando a obtenção de apoios comunitários que permitam elevar os padrões de qualidade da feira.
14-09-2007 Fonte: CMA