22 de Maio de 2019
Passos: tradição centenária pinta a vila de púrpura
Procissão a 8 de março em Alenquer
Em Alenquer já se ouviram ontem os sinos chamar para as primeiras celebrações do Senhor dos Passos. Esperam-se no domingo muitas janelas enfeitadas e anjinhos nas ruas.

A admissão solene de novos irmãos da Irmandade de Santa Cruz e Passos de Alenquer aconteceu às 21h30 de dia 5 de março, na Igreja de São Francisco, seguindo-se a Procissão da Mudança das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São Francisco para as Igrejas e São Pedro e do Espírito Santo, respetivamente.

Para 6 de março, às 21h30, está marcada a Meditação do Terço.

Das 15h às 18h de sábado, dia 7, far-se-á a receção das flores a incluir na procissão do dia seguinte. Nova Meditação do Terço terá lugar às 21h30.

A Solene Procissão do Senhor dos Passos sai da Igreja de São Pedro, pelas 15h30 de domingo. Fará o seu percurso habitual pelas ruas da vila até recolher à Igreja de São Francisco. O Sermão do Encontro será proferido pelo reverendo padre Fernando António, sacerdote jesuíta.

Em Aldeia Galega a procissão sai à rua no mesmo dia. Na Merceana, passada uma semana e em Vila Verde dos Francos no dia 22.

A organização está a cargo da Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer e da Paróquia de Alenquer.
06-03-2015 Fonte: CMA