22 de Maio de 2019
Sinal analógico do retransmissor de Alenquer desligado
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Durante a cerimónia de desligamento
O desligamento ocorreu no dia 12 de Maio pelas 11h30. A assinalá-lo, uma cerimónia no salão nobre dos paços do concelho.

Discursaram o presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Jorge Riso, e o presidente da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, José Amado da Silva. Dois aparelhos dispostos na sala transmitiam a emissão analógica e a digital. A primeira cessou, passando o ecrã a mostrar uma mensagem que elucida os munícipes sobre os passos a dar para continuar a ver televisão.

Jorge Riso lançou um repto à ANACOM – o de manter e consolidar uma “efectiva campanha de proximidade” no processo que agora conhece novo capítulo, este desligar do sinal analógico. O acompanhamento técnico de profissionais especializados “seria uma enorme mais-valia para a população”. Agradeceu a escolha de Alenquer para o arranque do projecto da TDT em Portugal e disse esperar que o dia 12 de maio fique associado ao aumento de qualidade de vida dos munícipes.

José Amado Silva descreveu o projecto piloto como um exercício de prevenção. Enumerou os mecanismos criados para assegurar uma transição eficaz e frisou a importância da informação – os inquéritos levados a cabo pela ANACOM revelaram que 90% dos alenquerenses conheciam a TDT e a mudança hoje processada. Agradeceu o apoio do autarca de Alenquer, concelho que presta um “exemplo de cidadania”.

Até ao final do dia 14, a ANACOM terá um centro de atendimento ao público a funcionar no Posto de Turismo de Alenquer, no qual estarão elementos da Direcção Geral do Consumidor, esclarecendo dúvidas e ajudando a resolver quaisquer situações relacionadas com a TDT.

12-05-2011 Fonte: CMA