24 de Janeiro de 2019
Roteiro Sénior e Festa em Família
Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e pelouro de Ação Social
Roteiro Sénior na Basílica de Meca
+ Fotos
No dia 7 e no dia 15 de maio tiveram lugar, respetivamente, o Roteiro Sénior e a Festa em Família, atividades destinadas aos utentes das IPSS do concelho, com o mesmo princípio: promover o convívio entre utentes e a interação com a família.

O Roteiro Sénior deu a conhecer algum do vasto património do concelho aos participantes. Primeiro, a Igreja do Espírito Santo, na vila baixa. A seguir, Meca – onde foi apresentada a Associação de Apoio a Idosos e Jovens daquela freguesia e ouvidos os testemunhos dos seus associados. Depois de almoçar no centro de dia de Meca e de uma volta pelas instalações, os técnicos de cada IPSS ofereceram à entidade que os acolhia lembranças várias, como jogos didáticos por si criados. O pároco da freguesia conduziu, mais tarde, uma visita à impressionante Basílica de Santa Quitéria de Meca.

Para comemorar o Dia Internacional da Família, foi desenvolvida a Festa em Família. A iniciativa começou com a celebração de uma missa na Igreja de São Francisco. Um coro, composto pelos técnicos das IPSS e da câmara municipal, acompanhou a eucaristia.

Seguiu-se-lhe o almoço, nos claustros do convento, ali ao lado.

De tarde, muita animação musical – juntaram-se a viola e o acordeão de dois voluntários. Estava criada a oportunidade perfeita para o convívio entre os utentes das IPSS, seus familiares e os funcionários que lhes prestam apoio.

A Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca juntou-se às IPSS e à câmara municipal na organização do evento.
04-06-2012 Fonte: CMA