18 de Julho de 2019
Inaugurada cobertura do Campo Desportivo da EBI de Abrigada
Orçamento Participativo de Alenquer
O município de Alenquer inaugurou ontem, 3 de abril, a cobertura do Campo Desportivo da EBI de Abrigada, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado.

Estiveram ainda presentes na cerimónia a diretora do Agrupamento de Escolas de Abrigada, Célia Castelhano, e em representação dos proponentes, Valdemar Carvalho.

A construção desta estrutura com cerca de 1200 metros quadrados, vai permitir aos alunos da EBI de Abrigada praticarem exercício físico em quaisquer condições climatéricas, e nasceu de uma proposta do “Orçamento Participativo de Alenquer”.

O secretário de Estado começou por destacar a posição da EBI de Abrigada no ranking das Escolas, considerando-a um exemplo que contraria todos os lugares comuns sobre as escolas fora dos grandes centros urbanos.

“Esta escola mostra todos os dias como apesar de inserida num meio rural pode ser um caso de sucesso”, disse João Paulo Rebelo.

Para o governante, estes resultados são reflexo do envolvimento de toda a comunidade escolar, entre professores, alunos, auxiliares, e associação de pais.

O secretário de Estado relevou ainda a adesão da Escola ao programa Lean, desenvolvido nos anos 70 no Japão e inicialmente pensado para optimizar gestão empresarial, e que nos últimos anos tem vindo a ser adaptado à realidade escolar.

João Paulo Rebelo elogiou ainda os autores deste projeto do Orçamento Participativo, que utilizaram este recurso para melhorar as condições de ensino da escola de Abrigada, conseguindo mobilizar toda a comunidade em torno deste objetivo.

O presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, manifestou-se por seu turno satisfeito pela conclusão de mais um projeto do Orçamento Participativo, que tem vindo a contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Considerando-o um dos expoentes máximos da cidadania participativa, o presidente relevou a importância de concluir todas as obras de forma a não descredibilizar o processo.

“Os munícipes envolvem-se nos projetos, desenvolvem-nos e depois divulgam-no tentando chegar ao maior número de pessoas. O município tem por isso a obrigação de fazer o seu papel que é assegurar que todos os projetos aprovados serão concretizados. O calendário de facto nem sempre é cumprido, mas nenhum será deixado para trás e esse é o nosso compromisso”, concluiu.

05-04-2019 Fonte: CMA