22 de Janeiro de 2019
Exposição termina com oficina de pintura a óleo
“O Cavalo e a Vinha” no Museu do Vinho até 1 de Outubro
Estão em exposição, no Museu do Vinho, 20 quadros a óleo sobre tela da autoria de Purificação Pires. No dia 1 de Outubro, último dia da mostra, decorrerá uma “Oficina de pintura a óleo”, ministrada pela pintora.

Nesta mostra o cavalo é elemento principal. Apresentado uma vezes a meio corpo - cabeça e pescoço – outras a corpo inteiro, é abordado de duas formas diferentes: com o recurso a tons pretos e brancos ou conjugando tons quentes - castanhos, amarelos e laranjas.
   A “Oficina de pintura a óleo”, que terá início às 14h, aceita inscrições mediante preenchimento do formulário que se encontra no site da câmara municipal, ou através do número do museu 263 711 544.
   As aulas serão gratuitas se o participante trouxer o material - tela de 50 x 40 cm obrigatória, tintas, pincéis e matérias de limpeza. Com cedência de material, terão um custo de 15 euros.
   Maria da Purificação Magalhães Alexandre Pires nasceu em Penhascoso, Mação, e reside em Vila Franca de Xira, onde tem um ateliê. Iniciou as suas experiências artísticas com a pintura de figuras em gesso. Autodidacta, escolheu a tinta a óleo como forma de expressão. Teve aulas com as pintoras Gracinda Brás, Tânia Lopes e Hermínia Mesquita. Está representada em colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, tendo já participando em várias exposições individuais e colectivas.
16-09-2010 Fonte: CMA