24 de Janeiro de 2018
Natal 2017
A amassar um sarapico
+ Fotos
“Pai Natal, tu és velhinho!”, dizia a Bia depois de reparar na barba e no cabelo grisalhos do personagem, tão reais como o entusiasmo da menina. Com uma concentração e fluência incríveis para os seus dois anos, foi uma de entre as mais de mil crianças que já visitaram os espaços infantis do programa Alenquer, Presépio de Portugal.

Para chegar à casa e à fábrica de brinquedos do Pai Natal é preciso subir ao primeiro andar da Romeira. Percorrido o bosque – e costuma nevar à passagem dos visitantes – não é preciso bater para entrar. Na sala de estar, o dono da casa dá as boas-vindas e a sua total atenção aos pedidos dos miúdos. Mas primeiro avisa: esqueçam-se as cartas escritas à sua pessoa – o Natal não são presentes, mas convívio, conforto e bem-estar. Armando Valle-Quaresma, o ator a quem a câmara municipal confiou este importante papel, tem colecionado conversas emocionantes e histórias reveladoras da sensibilidade dos mais pequenos e da sua atenção para com o que é verdadeiro e importante. As brincadeiras e a vivacidade de crianças como a Bia são a cereja no topo do bolo…

E por falar em bolo, um cheiro a bolinhos invade a sala. De onde virá? Acabadas as pinturas faciais, depois de passar pelo quarto e pela casa de banho do Pai Natal, a cozinha aguarda pelos visitantes. Mistério resolvido: a Avó Natal está a fazer sarapicos e convida toda a gente para meter a mão na massa. Mas primeiro avisa: “amassa bem para um lado e amassa bem para o outro ou o sarapico fica tonto e não quer entrar no forno”. Mais para o fim da visita deste grupo de crianças, a Avó Natal entrega um saco cheio de sarapicos para incentivar o gosto pela cozinha.

Dali sai-se para o escritório do Pai Natal e deste para a fábrica – onde os brinquedos feitos pelos duendes se amontoam à espera da viagem que os vai levar às casas dos meninos. O trenó está já preparado.

Na ala oposta, passa o filme “Uma História do Presépio”, produção da câmara municipal. Em 13 minutos, as perguntas da Mariana vão coincidindo com tudo o que é mais querido dos alenquerenses nesta época. À mesa, na consoada, irmãos, pais e avós participam numa animada conversa sobre o nascimento de Jesus, a tradição do presépio, a origem do epíteto Presépio de Portugal, o presépio monumental da encosta da vila ou o cantar dos Reis.

Cá fora, o parque urbano está transformado no pátio de jogos dos duendes – que precisam de descontrair depois de tanto trabalho na fábrica. Insufláveis, autódromo, mini-golf, pista de gelo e outras diversões, que também podem ser usadas pelos visitantes. Logo ao lado, o grande presépio de Luís Gomes. A sua narrativa contextualiza cada cena para terminar com uma mensagem importante. Uma exposição de presépios, que podem ser adquiridos, fica contígua.

No Auditório Damião de Góis esteve em cena “O Natal dos Super Heróis”. Uma peça mexida e divertida em que a Super Contente se socorre da ajuda dos super heróis da plateia para salvar o Natal. Muita participação e muitas gargalhadas dos pequenos e dos grandes.

À excepção da peça, estas atividades estão disponíveis até amanhã, 23 de dezembro, assim como a Mercearia e o Mercado de Rua de Natal.

Mais informações aqui.
22-12-2017 Fonte: CMA