24 de Maio de 2019
Mau tempo abranda e permite a cerimónia
Iluminação do presépio abre portas ao programa de Natal
Video mapping
+ Fotos
A noite prometia ser de chuva – teimou em cair todo o dia – mas, por volta das 19h00, aquieta-se para que a cerimónia de iluminação do Presépio de Portugal aconteça.

Quando o presidente da câmara municipal, Pedro Folgado, aparece à entrada do edifício da Romeira começam a cair os primeiros pingos. Julga-se que a chuva vai voltar mas, para satisfação dos que aguardam no parque o início dos festejos natalícios, não passa de uma ameaça.
O autarca conta a história do Presépio e a sua ligação a Alenquer, dando nota da aposta da autarquia na acreditação da marca «Presépio de Portugal», de que é exemplo o programa natalício.
“Em Alenquer conhecemos o peso da tradição e da história na identidade das nossas gentes e temos, por isso, o Presépio como elemento nuclear do nosso programa”, lembra, realçando também a sua componente solidária, que é “bandeira” todos os anos.

O espetáculo de vídeo mapping dura cerca de 10 minutos e traz movimento e cor à fachada principal da Romeira. Através de uma sucessão de imagens nela projetadas, um avô conta ao neto a história do presépio e a sua importância. Um relógio transforma-se em máquina do tempo e fazem uma viagem até Belém, onde nasceu Jesus, e Greccio, onde foi montado o primeiro presépio, com passagem também pelas cheias de 1967 e regresso ao ponto de partida da história – a casa dos avós. Até à meia-noite, de hora a hora, há mais cinco exibições.

Vem o fogo de artifício e muitos registam fotograficamente o momento. A escuridão do céu dá lugar à cor e ao brilho. O silêncio de quem o observa contrasta com o ruído das explosões. Assim é durante alguns minutos. É o arranque das comemorações.

Abrem, depois, vários espaços. No Pavilhão de Zinco a pista de gelo natural é a que reúne a preferência do público, mas há quem opte pela zona dos insufláveis e trampolins ou por descansar nos pufes e cadeiras dispostos à entrada. É depois do jantar que o Mercado de Rua de Natal e o Museu do Vinho, com o Christmas Wine Party, recebem os visitantes.

A animação continua até 6 de janeiro do próximo ano, com mais atividades - concertos, festas, peças de teatro, apresentações de livros, exposições, concursos, visitas guiadas, roteiros e caminhadas.
09-12-2016 Fonte: CMA