24 de Maio de 2019
Elaboração do Plano de Gestão da Serra de Montejunto
Participantes reúnem-se para definir metodologia
No dia 23 de junho teve lugar, no Fórum Romeira, a primeira reunião para a elaboração do Plano de Gestão da Serra de Montejunto, com a participação de cerca de 40 pessoas, entre as quais técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e de autarquias.

Sítio Rede Natura 2000 da Serra e Montejunto (PTCON 0048) e Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM), apresentação dos participantes e expetativas, análise SWOT e identificação de pontos fulcrais foram os assuntos abordados na sessão. Nela estiveram Dora Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Alenquer e presidente da comissão diretiva da PPSM e Dinis Duarte, vereador da Câmara Municipal do Cadaval e vogal da comissão diretiva da PPSM.
Nova reunião ficou agendada para 7 de julho no Cadaval e está prevista ainda outra em local a definir.

Aspetos de índole científica, cultural, histórica e paisagística fazem da Serra de Montejunto uma área a proteger, na qual se justifica também permitir a sua utilização pelas populações das regiões envolventes para a realização de atividades de recreio e de lazer ao ar livre.
A gestão sustentável desta área exige que ela seja dotada de medidas que assegurem a proteção dos recursos naturais e promovam a sua articulação com o desenvolvimento económico.
A compatibilização da conservação dos valores naturais com as atividades nelas praticadas apresenta-se como uma tarefa complexa, exigindo informação trabalhada com detalhe.
A realização de um Plano de Gestão para a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto surge como uma medida complementar de conservação, com vista a evitar a deterioração dos valores naturais, culturais e paisagísticos.
Consiste num documento operacional de gestão, composto por uma primeira parte descritiva, onde se enunciam as principais características do território. A segunda parte, participativa, é construída com base em reuniões realizadas entre várias entidades com influência na gestão deste território, com o objetivo de determinar as ações a realizar durante a vigência do plano.

A elaboração do plano permite concluir o processo de classificação deste sítio de importância comunitária (SIC), de modo a que possa assumir o estatuto de zona especial de conservação (ZEC), identificando os objetivos e as ações de gestão, bem como os recursos materiais e financeiros necessário à sua implementação.
03-07-2015 Fonte: CMA