24 de Janeiro de 2019
O Espírito soprou em Aldeia Galega
Festas do Império do Divino Espírito Santo
A procissão de regresso à igreja
+ Fotos
Aldeia Galega reatou, de forma muito digna, uma tradição de séculos, interrompida há algumas décadas. Domingo de sol, que enalteceu a beleza da terra, refletido na calçada e nas paredes, e fez brilhar a vegetação. Por baixo do pórtico, um remoinho de vento emprestava movimento – balouçavam cabelos e as capas dos confrades. Dentro da igreja, o acalento de uma casa cheia e da sua suave luz amarela.

O cheiro do incenso, vozes afinadas, semblantes felizes. A missa começou às três e meia. Uma comunidade debaixo das contas de vidro dos candelabros da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres; uma leveza que se propagou através das palavras do padre e do tom da resposta dos paroquianos. Quase todos os lugares da freguesia representados.

Tocaram os sinos na hora da procissão sair à rua – com os estandartes ao alto, o vermelho e o roxo das vestimentas, o “Padre Nosso” nas bocas dos que percorreram as ruas de Aldeia Galega.

No edifício da antiga Igreja da Misericórdia já se preparava um concerto. A atuação da Banda de A-da-Gorda mereceu os melhores comentários e animou até os que não dançaram. O bodo, frente ao pelourinho, decorreu numa sala apinhada. Bem servido, com o que é da tradição: sopa de carne, pão, vinho, tremoços. Tarde exemplarmente organizada pela paróquia e junta de freguesia.

Para a semana, duas festas da solidariedade – o Espírito sopra em Atalaia e no Pereiro, a partir das 15 horas.

17-04-2012 Fonte: CMA