24 de Maio de 2019
Uma Festa para celebrar Alenquer
XXXVII Feira da Ascensão de Alenquer
Alenquer prepara-se para receber de 29 de maio a 2 de junho a XXXVII edição da Feira da Ascensão, a festa anual dos alenquerenses, mas onde todos são bem-vindos. Este ano a animação vai estender-se para lá do Parque Urbano da Romeira, com quatro palcos temáticos instalados pela vila e animação de rua ao longo dos cinco dias de certame.

A animação nas ruas da Vila partiu da iniciativa do município de Alenquer que este ano co-organiza a Feira com a ACICA – Associação Comercial e Industrial de Alenquer.

O objetivo é “devolver” a Feira da Ascensão ao centro de Alenquer, como explica o presidente do município Pedro Folgado.

“A Feira da Ascensão como se sabe nasceu por iniciativa municipal, mas de há uns anos a esta parte entendeu-se, e bem, confiar a sua organização à ACICA, com o município a dar apoio sobretudo logístico e financeiro à sua realização.

Este ano entendemos que era necessário dar um novo impulso ao certame, e sobretudo encontrar uma forma de levar os milhares de visitantes que se deslocam à Feira, a passear também pela vila, a visitar os nossos monumentos, a conhecer as lojas de comércio tradicional”, explica o presidente da autarquia.

Para atingir este objetivo, vão ser instalados quatro palcos em locais estratégicos da vila, cada um dos quais com um tema especifico.

O primeiro palco, instalado junto ao Tribunal de Alenquer, será dedicado às danças flamencas; o palco dois, junto ao mercado terá como foco a etnografia e a tradição; o palco três no Largo do Espirito Santo será dedicado à Cultura; e o palco quatro no parque de estacionamento do Bairro do Areal irá dar apoio às provas equestres.

A Feira Equestre é precisamente outra das novidades do certame, com provas de ensino, concurso de obstáculos, prova de equitação adaptada, provas de destreza, demonstrações de campinos, entre outras. Destaque ainda para a pista aberta para iniciantes, um desfile de amazonas e carruagens pelas ruas da vila, um congresso subordinado ao tema “O Cavalo Lusitano e a Dressage”, e um espetáculo equestre com música e danças flamencas.

Nas ruas da vila numa parceria entre o município, os comerciantes e a Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, haverá desfiles de moda, espetáculo circense, atividades infantis, e concertos, entre outras propostas.

No Parque Urbano da Romeira, a animação da responsabilidade da ACICA, vai contar este ano com Toy como cabeça de cartaz, a Ganda Banda, a banda Xeques, artistas de Hip-Hop, Dj’s, entre outros.

Expositores com a tradicional mostra do potencial económico da região, artesanato, tasquinhas, demonstrações das coletividades do concelho com Folclore, dança, cantares e atividades desportivas, parque de diversões, são outros dos elementos que não podem faltar na Feira da Ascensão.

De 29 de maio a 2 de junho, cinco dias repletos de animação, para celebrar Alenquer, as suas tradições e as suas gentes. Não deixe de fazer parte desta festa que é de todos, e para todos.

10-05-2019 Fonte: CMA