22 de Janeiro de 2019
Secretário de Estado da Administração Local irá avaliar formas de apoio ao concelho
Representantes do Governo visitam zonas afectadas pelo mau tempo
O governador civil de Lisboa, António Galamba, e o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, visitaram nos dias 7 e 8 de Março, respectivamente, os locais do município de Alenquer afectados pela forte precipitação registada entre os dias 5 e 6 de Março.

A vinda do secretário de Estado da Administração Local ao concelho veio na sequência da deslocação do governador civil de Lisboa, na qual tinha ficado agendada uma reunião de José Junqueiro na Câmara Municipal de Alenquer no dia seguinte. Acompanhado pelo presidente, Jorge Riso, e pelos vereadores da autarquia, o representante do Governo verificou in loco os impactos negativos provocados pelo mau tempo e deixou a promessa de analisar a possibilidade de accionar alguns meios e instrumentos financeiros para auxiliar a câmara a recuperar algumas infra-estruturas.
   Um pouco por todo o concelho a intensidade da chuva originou aluimentos de terras e a subida rápida e significativa dos cursos de água provocou o alagamento dos campos agrícolas. As inundações causaram danos consideráveis em habitações e outras edificações particulares, bem como nas redes viária, eléctrica e de abastecimento de água, levando ao corte temporário e ao condicionamento de algumas estradas. De momento encontra-se cortada a EN 115 entre Vila Verde dos Francos e Rodeio.
   A freguesia mais afectada foi Ribafria, mas o cenário de destruição também se estendeu às localidades do Mato, de Azenha das Machadas, da Merceana, de Abrigada, do Porto da Luz, da Ota e de Cadafais.
   Estiveram envolvidos nas operações de socorro, limpeza e reparação das múltiplas situações de emergência os bombeiros voluntários de Alenquer e da Merceana, a GNR, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os meios da Câmara Municipal de Alenquer.

09-03-2010 Fonte: CMA