24 de Maio de 2019
20 propostas lançadas por quase 70 participantes
Sessão de OPA e OPJ no Carregado
Sem lugar a fusão, muitas foram as propostas apresentadas na sessão pública de participação “Família Participa”, que teve lugar no dia 28 de maio, na Associação Desportiva do Carregado (ADC).

Orçamento Participativo de Alenquer (OPA) e Orçamento Participativo Jovem (OPJ) reuniram praticamente o mesmo número de pessoas - 35 no OPA, menos uma no OPJ.
Jovens, muitas famílias, várias gerações, inclusive crianças de colo, rapidamente encheram o ginásio da ADC.

Chegou a altura de definir propostas. Enquanto uns estavam mais concentrados na escrita, outros empenhavam-se na discussão de ideias. As dúvidas e indecisões foram-se dissipando, graças à ajuda dos moderadores.
Depois de verificada a viabilidade, começaram a sair as primeiras, com os mais novos a tomarem a dianteira. Enquanto eram afixadas na parede, predominaram momentos de descontração.
Na hora da apresentação, duas do OPJ tiveram direito a powerpoint. Das sete mesas saíram nove propostas, menos duas do que no OPA. Ficaram para análise técnica quatro; nos mais novos menos uma.
“Construir novo parque infantil na Barrada” foi a proposta vencedora do OPA. Seguiram-se a “Cobertura para o equipamento coletivo/ringue da Barrada”, “Aprender sempre” e “Formação profissional para jovens e adultos”. No OPJ ganhou a “Holi Party”. “Melhores condições para melhores alunos” e “Primeiros socorros em primeiro” vieram depois.

A penúltima sessão realiza-se amanhã, às 21h30 na Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Vila Verde dos Francos.
31-05-2016 Fonte: CMA