17 de Agosto de 2018
Alenquer adere ao programa “Compostar outra forma de Reciclar”
A Valorsul tem 204 compostores a distribuir gratuitamente pelas famílias do município
O município de Alenquer é um dos aderentes do projeto “Compostar outra forma de Reciclar”, uma iniciativa da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, entidade responsável pela gestão dos resíduos produzidos no concelho.

Como o próprio nome indica esta campanha tem como objetivo a promoção da compostagem doméstica, reduzindo a deposição de resíduos orgânicos em aterro, com a oferta de compostores (contentores apropriados para a compostagem), aos municípios da sua área de influência aderentes a esta campanha.

No caso de Alenquer são 204 os compostores a distribuir gratuitamente, bastando para isso cumprir os seguintes requisitos: viver no concelho, possuir um espaço ao ar livre na habitação, ou ter uma horta. Estão ainda previstas ações de formação sobre compostagem, em locais que serão definidos após a recepção das candidaturas.

De acordo com dados da Valorsul, cerca de 40% dos resíduos produzidos diariamente são orgânicos, como restos de vegetais, cascas de fruta e resíduos de jardim. Estes resíduos são depositados em aterro sanitário, sem qualquer tipo de tratamento ou valorização, e durante a sua decomposição são responsáveis pela produção de biogás (que contem metano, um dos responsáveis pelo efeito de estufa) e de efluentes líquidos, designados de lixíviados, que caso não sejam contidos contaminam solos e lençóis freáticos.

Para além de ser um processo externamente fácil de realizar a compostagem doméstica, tem vários benefícios inerentes:

- O composto melhora a estrutura do solo, e atua como adubo;

- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo;

- Retenção de água nos solos, o composto funciona como uma “esponja”;

- Redução no uso de herbicidas e pesticidas;

- O composto torna os solos menos vulneráveis à erosão.

Para aderir esta campanha basta preencher este formulário, e aguardar a resposta ao seu pedido. Para mais esclarecimentos pode ainda contatar a Divisão do Ambiente do município de Alenquer, através do contato 263 730 900.

03-08-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados