30 de Maio de 2017
A minha rua
Entre muita diversão, foi doada tonelada e meia de alimentos
Maior Concentração de Reis Magos Solidários
A Maior Concentração de Reis Magos Solidários quebra rotina escolar e agrega, num mesmo acontecimento, dois propósitos – ajudar as famílias economicamente desfavorecidas e promover a tradição do “Pintar e Cantar os Reis no Concelho de Alenquer”.

Envergando capas coloridas e de coroas na cabeça, inúmeras crianças chegam de autocarro, acompanhadas de professores e pessoal não docente. A entrada para o átrio do Fórum Romeira é atribulada, dada a presença dos que já tinham chegado, mas, com a ajuda dos 42 guias que os aguardavam, são logo encaminhadas para as atividades.
Pelo caminho largam os bens alimentares que trazem consigo, não fossem reis magos solidários. Leite, massas, arroz, latas de conservas, entre outros produtos, são recolhidos e colocados em carrinhos de compras. Contabilizados ao final da manhã, dão cerca de uma tonelada e meia.
As atividades repartem-se pelo interior e exterior da Romeira – “Pintar os Reis”, “Cantar os Reis”, “Dançar os Reis”, “Escola de Rock”, filme sobre a temática e ateliês de educação patrimonial e história local.
Os passos sonoros e apressados pela escadaria do Fórum Romeira são uma constante toda a manhã, assim como as gargalhadas dos mais novos. É a curiosidade do que se vai passar.
Novas aventuras vão-se sucedendo. Entre elas uma paragem para comer. Na escola de rock, preparam-se para o desafio reservado no relvado do parque – cantar os reis, seguidos por um apontador, e formar uma moldura humana com a designação “BR (bons-reis) 2017”, sigla típica da tradição do “Pintar e Cantar os Reis no Concelho de Alenquer”.
Um drone, que desperta a curiosidade dos pequenos reiseiros, regista fotograficamente o momento. Com ele, e depois dos agradecimentos do presidente Pedro Folgado e do vereador Rui Costa, termina a terceira edição da concentração de reis magos solidários.
10-01-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados