29 de Março de 2020
Transportes públicos com percurso experimental na vila de Alenquer
Largada de passageiros no centro da vila salvaguardada
A empresa de transportes Boa Viagem em articulação com o município de Alenquer, inaugurou em janeiro um circuito experimental de transportes públicos na vila de Alenquer, no âmbito do programa Alenquer GreenLab – Laboratório Vivo para a Descarbonização.

O principal objetivo deste novo circuito é reduzir a circulação de veículos pesados no centro da vila de Alenquer, suprimindo as passagens apenas nas ruas Triana e Sacadura Cabral.

As carreiras circulam pela antiga EN1/EN9 contornando a vila, descendo depois a Avenida Jaime Ferreira até ao Largo Rainha Santa Isabel.

Esta medida irá traduzir-se em menos 100 passagens diárias de autocarros pelo centro da vila, e uma redução de aproximadamente 65 toneladas de CO2, durante os 7 meses de vigência do programa.

Após uma avaliação inicial do novo circuito, o município de Alenquer reuniu-se com a Boa Viagem, no sentido de estudar uma alternativa que permitisse a largada de passageiros ao longo da vila.

Na resposta, a empresa vai permitir durante a vigência do programa que os passageiros que pretendam ficar no centro da vila possam permanecer no interior do autocarro no terminal e fazer o restante percurso no sentido descendente.

Podem ainda utilizar um dos 77 autocarros que diariamente partem do Largo Rainha Santa Isabel, com uma frequência de 13 minutos nos períodos escolares (ver tabela anexa), assim como o autocarro urbano, vulgarmente conhecido por “Pacheca”.

Ainda no âmbito deste programa, nos últimos três meses de vigência, a carreira 10 vai contar com um autocarro elétrico, adaptado pela empresa Barraqueiro, a partir de um autocarro convencional e que já se encontra em fase de testes, tendo cumprido todos os requisitos de fiabilidade e segurança.

O que é o Alenquer GreenLab

O Município de Alenquer foi um dos 10 concelhos selecionados pelo Fundo Ambiental para instalar e executar um Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD).

Alenquer GreenLab é o nome do Laboratório Vivo para a Descarbonização de Alenquer e tem como objetivo criar espaços de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas integradas em contexto real que promovam a redução do impacto ambiental da vivência do município. Estas soluções tecnológicas englobam 4 eixos temáticos: Mobilidade, Energia, Economia Circular e Ambiente, e Edifícios.

Atualmente está a decorrer a segunda fase do programa, com uma dotação de 3 milhões de euros, tendo o município de Alenquer elegido um apoio de aproximadamente 400 mil euros.

A área de intervenção do Alenquer GreenLAB localiza-se na vila baixa de Alenquer, integrando o seu centro tradicional.

Neste local serão desenvolvidos três projetos-piloto: Mobilidade Urbana Inteligente, Espaço Público Sustentável, e Edifício Energeticamente Eficiente.

A operação “Mobilidade Urbana Inteligente” consiste no desenvolvimento de um sistema de mobilidade partilhada (nomeadamente com bicicletas elétricas disponíveis para aluguer de curta duração), adoção de transporte público elétrico e o sistema “Smart Parking”, de apoio ao estacionamento.

No âmbito da operação “Espaço Público Sustentável”, estão a ser implementadas soluções para a gestão inteligente da iluminação pública, de rega eficiente dos espaços verdes (jardim Vaz Monteiro) e um projeto colaborativo para o Largo Palmira Bastos.

A operação “Edifício Energeticamente Eficiente” irá utilizar a Biblioteca Municipal de Alenquer como espaço de demonstração de um sistema inovador de climatização e de uma solução para a gestão inteligente de consumo energético.

Como elemento agregador das soluções tecnológicas, será desenvolvida uma plataforma de gestão de informação, para a monitorização do desempenho energético e da qualidade ambiental do Laboratório.
19-02-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados