23 de Maio de 2019
Festas do Império do Divino Espírito Santo
Inauguração do monumento
+ Fotos
A vila acolheu os primeiros Franciscanos instalados em Portugal em 1216. A data foi assinalada com um encontro de elementos da Família Franciscana Portuguesa (FFP) e um programa evocativo do papel destes religiosos no dia 25 de abril.

Às 10h30 teve início uma peregrinação a pé ao Convento de São Francisco, com visita ao interior.

Duas horas mais tarde foi inaugurado no Convento de Santa Catarina, lugar escolhido em 1216, um monumento* que representa a chegada dos irmãos de Francisco de Assis a Alenquer.

O presidente da FFP deu as boas-vindas na segunda parte das celebrações, decorridas no Pavilhão Municipal de Alenquer, partilhando um vídeo alusivo ao centenário da morte da Irmã Mary Wilson. Seguiu-se uma confêrencia de D. Manuel Clemente – “800 anos da chegada dos Franciscanos a Alenquer: evangelização e misericórdia” – e uma missa por si celebrada.

*Texto da lápide:
AQUI SE INSTALOU, NO ANO DE 1216, O PRIMEIRO ERMITÉRIO FRANCISCANO DE PORTUGAL, PELA MÃO DE FREI ZACARIAS, ENVIADO POR SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
ASSINALANDO OS 800 ANOS DESSE FACTO, AQUI SE COLOCOU ESTA MEMÓRIA, NA PRESENÇA DA FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA, REUNIDA EM ALENQUER, NO CAPÍTULO DAS ESTEIRAS, EM 25 DE ABRIL DE 2016.
04-05-2016 Fonte: CMA