17 de Agosto de 2018
Jovens empreendedores cumpriram dois dias de recruta na antiga Base Aérea da Ota
Bootcamp resultou de uma parceria entre o município de Alenquer e o CFMTFA
Terminou esta tarde (28 de março) o “Bootcamp”, uma mini-recruta que 17 alunos, uma professora e duas técnicas do município de Alenquer cumpriram ao longo de dois dias e uma noite no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) na Ota.

Na cerimónia final e perante o comandante do CFMTFA, dois elementos das forças em parada, os recrutas Gregori e Joel, receberam do Coronel Piloto Aviador Bispo dos Santos, a medalha de “melhor espirito de camaradagem”. Houve ainda diplomas de mérito para todos, até porque todos se empenharam de forma exemplar, como salientou o Comandante no discurso de encerramento.

O desafio à participação neste “Bootcamp”, surgiu em fevereiro na cerimónia final do Orçamento Participativo Jovem, com os militares da CFMTFA a desafiarem os vencedores dos quatro projetos a participarem numa mini-recruta na antiga Base Aérea 2.

Após a recepção aos jovens, com uma breve introdução às regras de uma base militar, e indicadas as camaratas, procedeu-se à explicação de como se faz uma cama. Mais difícil que fazer uma cama segundo as normas militares? Fazer a cama da parte de cima de um beliche como alguns vieram a comprovar.

Seguiu-se uma visita às instalações da base, que tem como missão a formação militar, humanística, técnica e científica do pessoal da Força Aérea. Depois de um jantar ao ar livre com recurso a refeições de combate, foram dadas noções de suporte básico de vida, extinção de incêndios e regras a seguir na evacuação de edifícios.

Pelas 23h foi dada finalmente ordem de descanso, mas seria por pouco tempo. Pela uma da manhã era ordenada a evacuação do edifício, e seguir-se-ia uma caminhada de dez quilómetros por montes e vales, onde se procurou exaltar todas as capacidades sensorais que só sob a escuridão se conseguem revelar.

Após uma descida a um bunker com avisos de “perigo de contaminação”, foi tempo de “descontaminar” os jovens recrutas, o que deu direito a um banho de mangueira.

Regresso às camaratas até ao toque de alvorada e de novo em passo acelerado até à cantina para o pequeno-almoço. Seguiu-se treino fisíco militar durante toda a manhã e uma prova de orientação depois de almoço.

No final todos os recrutas manifestavam o seu cansaço, mas em simultâneo a satisfação por dois dias onde se estabeleceram laços de amizade e cumplicidade.

O vereador do município de Alenquer com a tutela do Orçamento Participativo, Paulo Franco, esteve presente no encerramento e agradeceu o acolhimento dado pela base aos jovens empreendedores, considerando que este tipo de iniciativas reforça os laços entre a base militar e a sociedade civil.

28-03-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados