23 de Setembro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Alenquer recorda tempos das invasões francesas
Comemoração dos 200 anos com exposição e dramatização
Decorridos 200 anos sobre as invasões francesas em Portugal, Alenquer lembrou este período trágico na história de Portugal com a exposição “Retirada dos Franceses das Linhas de Torres – Novembro 1810” - de 13 a 28 de Novembro - e a dramatização “Alenquer Libertada – Novembro 1810”, que teve lugar no Pavilhão Municipal de Paredes, no dia 27 de Novembro.

    Nos primeiros anos do século XIX, um cenário de guerra e violência assolou Portugal. Campos, aldeias, vilas e cidades foram invadidos pelas forças napoleónicas que também passaram por Alenquer.
   Em Outubro de 1810, as tropas francesas são derrotadas no Buçaco e, ao avançarem para sul, deparam-se com as defesas intransponíveis das Linhas de Torres Vedras. Não conseguindo ultrapassar esta última barreira defensiva, o general Junot imobiliza-se na região e instala em Alenquer o seu quartel – general. Na região à volta fixaram-se os corpos do seu exército, permanecendo até Novembro. É neste contexto que decorre a acção de “Alenquer Libertada – Novembro de 1810”, dramatização que foi assistida por um elevado número de espectadores. 
   Da autoria de António Rodrigues Guapo, encenada por Álvaro Gomes, a peça, cuja organização coube ao pelouro da Cultura, contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, do Grupo de Teatro da Vida Activa, do Teatro da Biblioteca, do Grupo de Teatro “Os 4 e o Burro” e do Grupo Cénico Palmira Bastos. 
   A ilustrar as zonas invadidas, foi possível visitar, na biblioteca municipal, a exposição “Retirada dos Franceses das Linhas de Torres – Novembro 1810”.
03-12-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação