21 de Janeiro de 2019
Alunos do concelho assistiram à inauguração do “Despertar”
Espaço de atendimento ao adolescente
Os adolescentes têm à disposição, desde o dia 2 de Dezembro, um espaço de atendimento, nas Piscinas Municipais de Alenquer, que tem como objectivos promover a acessibilidade aos serviços de saúde e prevenir comportamentos de risco.

As actividades realizadas no dia 2 de Dezembro para assinalar o início deste serviço foram programadas pelos alunos que frequentam a Oficina do Bem-Estar da Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer e inseriram-se nas comemorações do Dia Mundial contra a Sida. Nelas participaram 30 alunos que frequentam os agrupamentos de escolas de Abrigada, Visconde de Chanceleiros e Damião de Goes, que tiveram oportunidade de visionar um filme, assistir à dramatização de um poema e participar num jogo por equipas relacionado com o tema da SIDA/HIV. No final foram esclarecidas dúvidas sobre esta doença e distribuídos panfletos informativos, preservativos e pulseiras. As iniciativas foram promovidas pela câmara municipal em parceria com o Centro de Saúde de Alenquer.
   Com o intuito de divulgar o serviço “Despertar” junto da comunidade escolar do concelho e potenciar a procura do serviço por parte dos jovens, foram efectuadas, nos dias 23 e 26 de Novembro, acções de divulgação junto dos alunos do 9.º ano, Cursos de Educação e Formação de Jovens e Programa Integrado de Educação e Formação (CEF) dos agrupamentos de escolas do Carregado e Abrigada. Estão previstas novas acções de divulgação, desta vez para os alunos do 9.º ano e CEF dos agrupamentos de escolas Visconde Chanceleiros e Damião de Goes nos dias 7 e 9 de Dezembro.
   O serviço “Despertar”destina-se a jovens dos 10 aos 21 anos e conta com uma equipa de técnicos do Centro de Saúde de Alenquer e da câmara municipal – um médico de clínica geral, enfermeiros e psicólogos. Funcionará de terça a sexta-feira, das 14h às 17h* e o contacto é 935 844 210.

* novo horário a partir de fevereiro de 2013: segunda e quinta-feira, entre as 14h e as 17h, e à sexta das 10h às 13h
06-12-2010 Fonte: CMA