24 de Janeiro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Medidas anti-burla divulgadas nos centros de dia
Programa 65 – Idosos em Segurança
O sargento-chefe Marques alertando para as características dos burlões
+ Fotos
Três agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e uma técnica de Acção Social promoveram nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho a acção de sensibilização “Burlas e Segurança”.

   Os colóquios - um por tarde, entre 30 de Agosto e 3 de Setembro – incidiram na prevenção de situações de risco. Com recurso a imagens e vídeos, foram enunciados os procedimentos básicos de segurança na via pública, reconhecimento de fraudes e transporte de dinheiro. O sargento-chefe Marques do destacamento de Alenquer, responsável pela apresentação, incentivou a partilha de experiências. A denúncia de casos de fraude e roubo, mesmo quando não passem de tentativas, é um dos conselhos deste agente integrado no Núcleo de Programas Especiais. 

   As alterações ao contexto social que o passar das décadas impõe foram muitas vezes referidas. “Já não se pode deixar a porta aberta”, foi alertando o sargento-chefe Marques, coadjuvado numa das sessões por um utente - “nem o portão!”. Identificar burlões, explicou, pode não ser fácil – “são bem parecidos, bem falantes, conhecem a família, falam ao coração”. Uma atitude defensiva quanto a estranhos foi apresentada como necessidade dos dias de hoje.

   As intervenções dos participantes atestam a atenção despertada pelo tema, cumprindo-se um dos objectivos do Programa 65 – Idosos em Segurança, o estreitar das distâncias entre a população alvo do projecto e os agentes que o concretizam. O policiamento de proximidade foi referido como uma garantia de maior segurança e tranquilidade para os mais velhos. Entre “dois dedos de conversa”, instalam-se os hábitos que podem evitar uma burla ou um roubo.

   O Programa 65 – Idosos em Segurança é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna. GNR e Polícia de Segurança Pública (PSP) contam com a colaboração de autarquias e outras instituições na prevenção de distúrbios à segurança da população idosa. Os agentes distribuíram pelos participantes informação relativa à explanação e os contactos das autoridades locais, reforçando a importância da comunicação de ocorrências e do esclarecimento de dúvidas. Solicitaram, depois, o preenchimento de um questionário que lhes dará e ao pelouro de Acção Social uma ideia mais clara do sentimento de segurança vigente e grau de satisfação relativamente às sessões. Assistiram 105 utentes, cerca de 50 outras pessoas, entre familiares daqueles e inscritos, e os mais de 30 funcionários dos centros de dia presentes durante as mesmas.
14-09-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação