11 de Agosto de 2020
Festas do Império do Divino Espírito Santo
João Baião padrinho da candidatura de Alenquer às 7 Maravilhas de Portugal
O ator e apresentador João Baião é o padrinho das Festas do Império do Divino Espírito Santo, na candidatura de Alenquer ao concurso 7 Maravilhas de Portugal. Selecionada entre 504 candidaturas, as Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES) estão presentes na fase final deste concurso, que nesta nona edição vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular e que conta com 140 finalistas, em diversas categorias.

Cada região do país tem sete patrimónios finalistas a concurso, de um total de 20 regiões (18 distritos e duas regiões autónomas).

João Baião nasceu na Amadora em 1963, mas reside há vários anos em Alenquer, em Aldeia Galega da Merceana.

A oportunidade surgiu agora com esta candidatura de Alenquer às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Esta terça-feira, 7 de julho, o popular apresentador esteve em alguns dos locais mais emblemáticos de Alenquer, para gravar alguns vídeos promocionais da candidatura.

João Baião iniciou a sua carreira como ator de teatro em 1986, mas tornou-se conhecido do grande público em 1995 com o programa “Big Show SIC”. Já trabalhou nos três canais de televisão, RTP, SIC e TVI e é um dos rostos mais conhecidos de Portugal, reconhecido pelo profissionalismo com que abraça todos os seus projetos.

As Festas do Império do Divino Espirito Santo (FIDES), foram fundadas em Alenquer pela Rainha Santa Isabel e o Rei D. Diniz no século XIV e daqui partiram para diversos pontos do país e depois do mundo, impulsionadas pelos Descobrimentos e pelas rotas de imigração.

No século XIX começaram a perder expressão em Alenquer, tendo acabado por se extinguir. Foram recuperadas em 2007, por influência do então Bispo Auxiliar de Lisboa, e atual Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, organizadas pelo município de Alenquer, com o apoio das paróquias e freguesias do concelho.

O programa de apresentação da candidatura das Festas do Império do Divino Espírito Santo será transmitido na RTP1 a 12 de agosto. A linha telefónica para votação estará disponível até este dia, através do 760 207 829 (cada chamada tem o custo de 0,60€+IVA).

A 5 de setembro vai ser feita a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, em horário nobre, na RTP1.

Este projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Vote nas Festas do Império do Divino Espírito Santo e acompanhe o município nesta viagem inesquecível.

08-07-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados