21 de Maio de 2019
Alunos franceses recebidos na Câmara Municipal
Intercâmbio entre Escola Secundária Damião de Goes e Liceu Edouard Herriot de Lyon
Alunos da escola secundária Damião de Goes e seus colegas franceses, oriundos do Liceu Edouard Herriot de Lyon, em França, visitaram na tarde do dia 12 de novembro a Câmara Municipal de Alenquer.

Cerca de duas dezenas de alunos do 10.º e 11.º anos, foram recebidos pelo presidente da câmara municipal, Jorge Riso, e pelo chefe de gabinete de apoio à presidência, Pedro Folgado. Os alunos encontravam-se em Alenquer no âmbito de um projeto de intercâmbio escolar. A estadia decorreu entre 11 e 18 de novembro, na casa das famílias dos alunos alenquerenses. Na visita aos paços do concelho, acompanhados pelas suas professoras, os alunos conheceram as duas salas mais importantes do edifício: o salão nobre e a sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos. A visita teve início no salão nobre onde o presidente dirigiu algumas palavras de boas-vindas. Pedro Folgado fez uma pequena introdução, falando essencialmente de figuras notáveis de Alenquer, nomeadamente Pêro de Alenquer e Damião de Goes. A professora Conceição Xavier de Oliveira explicou que estas personalidades dão nome a escolas de Alenquer. Pedro Folgado retomou a apresentação, chamando a atenção para as várias peças que decoram a sala, como o busto da República, os quadros de Visconde de Chanceleiros e de João Carlos Guilherme Henriques, que foram apresentados pelo seu destaque e relevo para Alenquer.
   Sobre as valências do edifício, foi explicado aos alunos que apenas há 14 anos é exclusivamente dedicado aos serviços municipais, tendo existido anteriormente outros serviços públicos, tais como o tribunal, as finanças e o posto da Guarda Nacional Republicana.
   De um ponto de vista económico, Pedro Folgado explicou que, para além da predominância industrial e logística da zona urbana, o concelho de Alenquer caracteriza-se essencialmente por uma extensa área rural, que resulta numa forte ligação ao setor agrícola, especialmente à atividade vitivinícola.
   Pouco antes de se dirigirem à sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, Jorge Riso e Pedro Folgado distribuíram alguns livros da coleção “Alenquer e o seu Concelho”, proporcionando assim mais uma forma de contacto com a língua portuguesa. Tendo surgido a curiosidade sobre o epíteto “Alenquer, Presépio de Portugal”, foi sublinhado que a particular disposição das casas na encosta da vila aliada à montagem de figuras gigantescas no mês de dezembro, cria na paisagem um verdadeiro cenário de presépio.
   Já na sala, com os alunos sentados na plateia, o presidente da câmara teve a oportunidade de agradecer a presença e fazer as despedidas com votos de sucesso escolar. Para além desta visita, os alunos convidados realizaram, entre 13 e 15 de novembro, um roteiro cultural pela capital do país, acompanhados pelos alunos da escola de Alenquer. Dia 16 de novembro foi o dia das avaliações de língua portuguesa e balanço de toda a experiência vivida nesta semana. Os alunos alenquerenses irão viver uma nova experiência no mês de Abril, enquanto visitantes, na cidade francesa de Lyon.

22-11-2012 Fonte: CMA