18 de Novembro de 2019
“Uma Viagem empreendedora na Máquina do Tempo” tem Damião de Góis como protagonista
Município de Alenquer lançou manual de apoio ao Empreendedorismo para as crianças do 1º ciclo
O município de Alenquer apresentou na última quarta-feira, 16 de outubro, o livro “Uma Viagem Empreendedora na Máquina do Tempo”, uma obra que tem como objetivo apoiar os alunos do 1º ciclo, na introdução do Empreendedorismo Escolar.

Duas crianças, uma máquina do tempo e Damião de Góis, são os protagonistas desta história ilustrada, que de uma forma acessível explica o que é ser empreendedor, mas também quem foi Damião de Góis e porque ainda hoje é considerado um dos grandes vultos do Portugal do Renascimento.

O presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, considera que este livro é mais um passo na consolidação do empreendedorismo escolar em Alenquer, servindo também de introdução a um dos mais ilustres alenquerenses.

“A escolha de Damião de Góis para personagem deste livro, justifica-se pelo facto de ter sido também um empreendedor. Um homem com uma grande sede de conhecimento e multifacetado, tendo-se notabilizado como historiador, cronista, diplomata, músico, escritor, entre muitas outras atividades que desenvolveu ao longo da sua vida”, disse.

Para o presidente do município, é igualmente importante salientar que apesar do empreendedorismo ser uma palavra recente no léxico popular, ele sempre existiu, fazendo mesmo parte da natureza humana.

“Todas as pessoas que têm ideias, que desenvolvem essas ideias e encontram forma de as concretizar, são por definição empreendedoras. E a História está repleta de empreendedores, de pessoas que muitas vezes foram até perseguidas, por suas ideias não estarem alinhadas com o pensamento dominante. E essa é também uma mensagem importante, a de que o empreendedorismo não é apenas um conceito vago, mas que tem moldado a História da Humanidade”, sustentou.

Paulo Franco, vereador com a tutela do Empreendedorismo, considera que o trabalho do município nesta área justificava a criação de um manual próprio.

“Existem de facto manuais de apoio ao Empreendedorismo, mas dado o nosso empenho e das escolas nestes quase 10 anos, considerámos que era importante que houvesse um livro que cumprisse esse objetivo de apoio ao ensino, mas que falasse do nosso concelho, que fosse nosso”, explicou.

Teatro “Uma Viagem Empreendedora na Máquina do Tempo”

Na quinta e sexta-feira, o livro “saltou” do papel para o palco do Auditório Damião de Góis, com atores a assumirem o papel do João, da Maria e de Damião de Góis.

As aventuras dos jovens empreendedores e do Humanista que subitamente se vê transportado para o nosso tempo, foram assistidas pelas cerca de 550 crianças do 1º ciclo, dos 4 agrupamentos de escolas do concelho.

No final da peça, foi oferecido um exemplar do livro a cada um dos alunos e professores presentes.

22-10-2019 Fonte: CMA