22 de Janeiro de 2019
Presépio de Alenquer
Alenquer marca a quadra festiva com o tradicional Presépio na encosta da vila
Vista nocturna
+ Fotos
Graças à sua disposição em encosta, partindo do topo de um outeiro em direcção ao vale, há muito que Alenquer conquistou o epíteto de "Presépio de Portugal". É nessa encosta e sobre o manto verde que a cobre que está instalado o já tradicional Presépio da vila.

Desde 1968 que as figuras bíblicas dos Anjos, do Menino Jesus, de Maria, de José e dos Reis Magos embelezam este espaço do início do mês de Dezembro ao Dia de Reis. A maior destas figuras tem seis metros e a mais pequena metro e meio de altura.

Foi o vereador municipal D. José de Siqueira que propõe a ideia de um presépio monumental a colocar na encosta virada ao rio. Aceite a sugestão, foi contactado para a concepção do projecto o pintor Álvaro Duarte de Almeida, que respeitou a figuração da pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII. Colaboraram na obra os seus filhos Amélia e Álvaro e o pintor João Mário, então presidente da câmara. As figuras originais, de madeira, sofreram a acção do tempo e foram substituídas em 1994 por figuras em liga metálica, fiéis às primeiras.

Acarinhado pelos alenquerenses, é motivo de passeio pelas margens do rio de Alenquer. Confere um encanto especial a uma paisagem que integra o casario branco, o Convento de São Francisco, o edifício da câmara municipal e as muralhas do castelo.
04-12-2007 Fonte: CMA