24 de Maio de 2019
Agentes da protecção civil reúnem com governador civil
Apostar na prevenção de incêndios florestais
O início da reunião
+ Fotos
O governador civil de Lisboa convocou para dia 30 de Julho uma reunião técnica com os agentes de protecção civil do concelho. Como ordem do dia, conhecer ameaças e contexto do combate a incêndios florestais. O encontro teve lugar na Sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, no edifício da câmara municipal.

Na primeira parte da reunião, um membro do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Alenquer (CMA) explicou a tipologia dos incêndios florestais no concelho. Os dados recolhidos apontam para um elevado número de ignições - nocturnas, sobretudo - , às quais correspondem, vulgarmente, pequenas áreas ardidas. Segundo o estudo, o risco de incêndio florestal de grandes dimensões é, contudo, elevado, já que a maioria dessas ignições ocorre nos campos agrícolas e matos que rodeiam os povoamentos florestais. A concluir a apresentação, elogiada pela sua clareza, foram enunciadas medidas de redução das ignições e descritos os processos que tornariam o espaço florestal mais resistente ao fogo.

Depois de algumas palavras do governador civil de Lisboa, do comandante operacional de Lisboa e do presidente da CMA, os representantes das entidades chamadas à reunião resumiram as suas experiências na área da prevenção e combate aos incêndios. Estiveram representados o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Bombeiros Voluntários de Alenquer e da Merceana, a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alenquer e da Merceana, a Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA) da GNR, a Autoridade Florestal Nacional e a AFOCELCA - Agrupamento Complementar de Empresas Para Protecção Contra Incêndios – ACE.

Apostar na divulgação de medidas que diminuam deflagrações e na intolerância a queimas e queimadas foram tópicos repetidos no espaço de intervenção dos convocados. Também referida por estes foi a boa relação entre as entidades que representam. Esta reunião de avaliação - integrada na fase “Charlie”, a de maior risco de incêndio - foi a última de uma série de encontros promovidos pelo Governo Civil de Lisboa com as entidades que se ocupam do combate aos incêndios no distrito, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.
04-08-2010 Fonte: CMA