17 de Agosto de 2018
Teatro de Improviso e homenagem a Tchekov no encerramento de “Vamos ao Teatro”
Cerca de mil espetadores assistiram aos espetáculos na sua maioria de acesso gratuito
Olhá Florbela
+ Fotos
O teatro de improviso dos Bang Comedy Gang em Refugidos e a peça “Mini-Tchekov” no auditório Damião de Goes em Alenquer, encerraram a 24 e 25 respetivamente, a iniciativa “Vamos ao Teatro” do município de Alenquer.

Ao longo do mês de março foram cerca de mil os espectadores que assistiram à programação da primeira edição do “Vamos ao Teatro”, na sua maioria espetáculos de acesso gratuito e abrangendo os mais diversos géneros teatrais, que percorreram as diversas coletividades e salas de espetáculo do concelho.

Logo na abertura, a 4 de março “Olh’á Florbela” de e com Florbela Queiroz, levou o teatro de revista ao palco da Sociedade Recreativa do Camarnal.

A 9 de março, Carlos Coutinho Vilhena cortou por duas vezes a “Meta” no teatro Ana Pereira na Liga dos Amigos de Alenquer. Inicialmente estava prevista apenas uma atuação do comediante, mas a elevada procura de bilhetes levou a organização a acrescentar mais um espetáculo, tendo esgotado os dois, a provar a popularidade da stand up comedy e de Carlos Coutinho em particular.

No dia seguinte, 10 de março também num teatro Ana Pereira esgotado, a Trupe de Teatro os 4 e o Burro prestaram homenagem ao dramaturgo e encenador alenquerense Manuel Gírio, com a leitura encenada de alguns dos seus textos.

A 18 de Março, o teatro de improviso dos Bang Comedy Gang subiu ao palco da Sociedade Filarmónica Olhalvense. Formado por atores, comediantes e guionistas o Bang Comedy Gang, após 3 anos de trabalho em eventos corporativos personalizados, decidiu levar as suas ideias a palco com resultados hilariantes.

O mesmo espetáculo esgotou por completo a 24 de março o salão do Centro Cultural e Desportivo de Refugidos.

O consagrado ator Sinde Filipe subiu sozinho ao palco do auditório Damião de Goes a 25 de março com “Mini-Tchekhov”. Uma atuação em três atos, onde o ator revisitou a vida e obra do contista e dramaturgo russo, leu um dos seus contos e representou o monólogo “Os Malefícios do Tabaco”.

O teatro infantil também fez parte da programação do “Vamos ao Teatro”, com teatro de fantoches, fabricados e manipulados pelas próprias técnicas da Biblioteca. Mata Sete e Ovelhinha Negra foram encenados entre 21 e 27 de março em sessões sob marcação.

Mas nem só de teatro se fez o “Vamos ao Teatro”, a 24 de março o auditório do Museu João Mário foi pequeno para acolher todos os participantes do I Encontro de Escritores e Poetas, numa organização da associação cultural Gerábriga, que trouxe autores dos mais diversos pontos do país. A abertura e intervalo contou ainda com a participação do grupo coral “Vozes Maduras”, dirigido pelo maestro Paulo Santana.

Para o vereador com a tutela da Cultura no município de Alenquer, Rui Costa, esta iniciativa vem ao encontro de um concelho com uma vasta tradição na área do teatro, e a elevada adesão aos diversos espetáculos veio comprovar a pertinência desta iniciativa.

O vereador garantiu que o “Vamos ao Teatro” terá continuidade no próximo ano, mantendo a sua filosofia de levar o teatro a todo o concelho, sobretudo nas localidades com menor oferta cultural. Admite, contudo, “rever os moldes em que irá decorrer, após uma análise mais cuidada à forma como a iniciativa decorreu este ano, ouvidos todos os parceiros e participantes na mesma, sempre procurando melhorar os processos de um ano para o outro, e assim assegurar-se que a oferta irá diretamente ao encontro dos desejos e expectativas dos munícipes”.

31-03-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados