21 de Maio de 2019
Pelouro da Educação promove múltiplas actividades nas escolas
Bibliotecas escolares dinamizam estabelecimentos de ensino
O Pelouro da Educação, através do Gabinete de Apoio às Bibliotecas Escolares (GABE), desenvolveu, durante o mês de Abril, inúmeras iniciativas de carácter lúdico-pedagógico nas escolas do concelho.

O projecto “O Talego vai às escolas…” marcou a primeira quinzena do mês de Abril. Esta actividade visou o estímulo da leitura entre os mais jovens e esteve presente na Escola Básica do 1.º Ciclo da Merceana, na EB1 de Vila Verde dos Francos, na EB1 de Paiol, na EB1 de Aldeia Gavinha e na EB1 de Pocariça e Azedia.

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, foi apresentada na Escola Básica Integrada de Abrigada o projecto “A menina Gotinha de Água”. A actividade foi realizada em parceria com o Pelouro do Ambiente e procurou sensibilizar os alunos para aspectos tão relevantes quanto o ciclo e a poupança da água.

No princípio da segunda quinzena de Abril decorreu a Semana Cultural na Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer. Sob a insígnia “Pêro de Alenquer em Movimento”, a educação ambiental e intercultural esteve na ordem do dia. No decorrer do evento realizaram-se mostras artesanais e concertos musicais, e foram apresentadas duas animações de leitura: “Outras leituras, em voz alta” e “Direitos das crianças – Todos diferentes, Todos iguais”.

Nos dias 18 e 22 comemoraram-se o Dia Mundial dos Monumentos e dos Sítios na Escola Básica Integrada de Abrigada e o Dia Mundial da Terra na Escola Básica do 1.º Ciclo (P3) do Carregado. O primeiro foi celebrado com uma exposição no átrio da escola.

Entre os dias 21 e 24 do mesmo mês, a Escola Básica Integrada de Abrigada esteve em plano de destaque. Os seus alunos comemoraram a Semana da Leitura e o Dia Mundial do Livro, puderam ver a exposição “Alenquer, Os nossos autores…”, trocar impressões com o pintor Mário Casimiro e assistir ao “Entre gerações… contos e lendas”, um projecto criado e executado pelos utentes do Lar e Centro-de-Dia do Centro Social de Ventosa.

No dia 23 a Escola Básica Integrada do Carregado recebeu a visita do conhecido actor Pedro Pinheiro e começaram as oficinas de escrita criativa “Mural Colectivo Ler é…”, na EB 2,3 Pêro de Alenquer, e “Ler é…”. Estas últimas percorreram todas as BE/CREs do concelho. Também nos dias 23 e 24, mas na Escola Básica do 1.º Ciclo de Alenquer, na EBI de Carregado e na EB 2,3 Pêro de Alenquer teve lugar a iniciativa “O 25 de Abril, contado aos mais novos: estórias e testemunhos de Abril”.
02-05-2008 Fonte: CMA